segunda-feira, 25 de julho de 2022

Emmanuel Macron/Cidadãos guineenses se divergem sobre os “proveitos”da deslocação do Presidente francês à Bissau

Bissau, 25 Jul 22(ANG) – Os cidadãos guineenses têm opiniões divergentes  sobre a primeira vinda de um Presidente francês à Guiné-Bissau, na próxima quinta-feira, num périplo africana que inicia hoje nos Camarões.

Para o jornalista Abduramene Djaló,  a visita de Macron representa a dinâmica diplomática e dará mais visibilidade   ao país, com grandes impactos na área económica e aumenta a credibilização do país.

Contudo, Djaló disse que cabe ao governo saber aproveitar esses ganhos para o bem da nação.

Acrescenta  que a referida visita vai ser o  que a orquestra Mama Djombo cantou “a Guiné-Bissau é pequena no tamanho e mas grande na fama” “porque toda a imprensa estrangeira estará atenta com o desenrolar dos acontecimentos aqui”.  

Kátia Rodrigues, professora do ensino liceal disse que é uma grande honra receber o Presidente francês, porque durante sua visita se ele constatar as dificuldades e necessidades com que o país se debate pode ajudar, financiar ou reabilitar algumas infraestruturas.

 Luís José Gomes, funcionário público disse que  a vinda do Presidente francês á Bissau pode ser ,mais uma vez, uma propaganda do Chefe de Estado guineense , porque muitos já vieram mas  o povo não beneficiou em nada.

Acrescentou  que  Emanuel Macron  deve  aconselhar Umaro Sissoco Embaló a trabalhar a boa imagem interna do país, tendo em conta que o povo está a sofrer muito com a subida galopante dos preços de produtos da primeira necessidade.

José Djú,  fotógrafo profissional lembrou que muitos presidentes visitaram a Guiné-Bissau, mas aquelas visitas não beneficiaram, em nada, o povo.

“Talvez esta primeira  visita de Macron seja diferente porque a França é uma potência e tem apoiado os países que colonizou para seus desenvolvimentos,” disse Djú.

 
O presidente francês Emmanuel Macron vem a Guiné-Bissau na próxima quinta-feira, dia 28, naquilo que é a primeira visita de um chefe de Estado francês ao país.

 Segundo o jornal francês Le Fígaro, a viagem africana de Emmanuel Macron, irá iniciar hoje dia 25 do corrente mês de Julho nos Camarões, passando depois por  Benin.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário