quinta-feira, 28 de julho de 2022


Comunicação social
/SINJOTECS condena expulsão do jornalista Abduramane Turé da Rádio África FM

Bissau, 28 Jul 22 (ANG) – O Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (Sinjotecs) condenou “a expulsão” que qualifica de “abusiva”  do jornalista Abduramane Turé, da Rádio África FM, onde, até então, desempenhava as funções de Diretor-geral.

Jornalista Abduramane Turé

A condenação foi feita através de uma  nota à imprensa do Sinjotecs, à que a ANG teve acesso hoje, que não faz nenhuma referência às razões que estiveram na origem dessa  “expulsão”.

 A Sinjotecs  exige ao Presidente da República, proprietário daquela estação emissora, o escrupuloso respeito aos profissionais da comunicação social.

A organização de defesa aos profissionais de comunicação social, exorta o bom senso do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló na   relação com a imprensa e alerta ao chefe de Estado guineense de que “ a democracia se faz com a liberdade de imprensa e de expressão”.

A organização de jornalista manifesta a sua solidariedade para com o jornalista Abduramane Turé, que diz  ser vítima de “abuso de poder”.

Aos profissionais de comunicação social recomenda “luta incessante  pela dignidade profissional.”

Por outro lado,  esta organização lamentou e condenou o vazamento, nas redes sociais, do âudio de conversa entre o Presidente da República e o jornalista Abduramane Turé.

 Ainda na mesma nota, o Sinjotecs diz estar preocupado  com o que diz ser  “sistemática violação de liberdade de imprensa e de expressão no país, com o envolvimento do Presidente da República”.  ANG/MI/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário