segunda-feira, 18 de julho de 2022

   
Política
/ GTAPE "descarta" eleições legislativas antecipadas em Dezembro

Bissau, 18 Jul 22 (ANG) - O semanário “Última Hora” segundo a edição de domingo da RFI terá adiantado que um alto responsável do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) avançou com a impossibilidade de realização do escrutínio na data prevista, a 18 de Dezembro, devido a vários factores considerados essenciais no processo eleitoral.

A fonte não identificada, segundo o jornal Última Hora, menciona a chegada de LASCON, empresa vencedora do concurso internacional, lançado pelas Nações Unidas, para fornecer materiais e equipamentos ao processo.

Dentre os materiais, o jornal destaca as impressoras adaptadas para o efeito, e software, entre outros.

Todos esses materiais, segundo o jornal Última Hora, chegam ao país em outubro, factos que vão dificultar a realização do recenseamento eleitoral para as legislativas em dezembro.

O Presidente da República dissolveu o parlamento a 16 maio e marcou as eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro.

Até ao momento, o Governo não apresentou o Orçamento para a realização do escrutínio, apesar da visita de uma delegação de alto nível das Nações Unidas que no final manifestou a disponibilidade em apoiar a realização das eleições.

Fala-se já num orçamento preliminar no valor aproximado de 11 milhões de euros, para os custos do recenseamento eleitoral e das operações eleitorais da Comissão Nacional das Eleições.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário