quinta-feira, 14 de julho de 2022


Ensino Profissional
/INAFOR lança projeto de reforço de governança na formação técnico e profissional 2022/2023

Bissau,14 Jul 22 (ANG) – O Instituto Nacional da Formação Profissional (INAFOR) procedeu hoje ao lançamento do projeto de reforço da governança no ensino  técnico e profissional, nos anos 2022/2023, visando alargar as possibilidades de emprego na Guine-Bissau.

Neste âmbito, o instituto promoveu  durante todo o dia hoje, um ateliê de reflexão  sobre recolha e gestão de dados sobre formação profissional, em que tomam parte os diretores dos centros de Formação Técnico e Profissional.

No ato da abertura do ateliê, Felismino Rodrigues Vaz, sub-diretor do INAFOR disse esperar que a iniciativa possa resultar na criação de um banco de dados ao nível nacional, para  melhorar a divulgação dos procedimentos de avaliação de formação profissional, e a sua certificação através de regulamentos que promovam a fiscalização dos centros.

 Benoit Waliu, em representação da coordenadora do Projeto de Relançamento do Ensino Técnico e Profissional para o Emprego (RESET), satisfeito com a iniciativa, destacou  que o INAFOR, enquanto entidade de coordenação do setor, tem um papel importante a desempenhar no quadro de formação profissional.

ʺA informação sobre a estrutura de formação, número de formação e oferta dos cursos de formação são inexistentes. O número de formadores ativos e a informação sobre o mercado de trabalho são também muito difíceis. Dados sobre formação profissional e estes elementos podem ser uma ajuda importante para as autoridades públicas e também para parceiros, para tomarem  decisões e melhorar as suas ações de apoio ao setor do ensino e formação profissional.ʺ disse Waliu. 

No âmbito do projeto RESET, segundo Benoit Waliu, está em curso um processo de elaboração da política nacional do sub-setor do ensino técnico e também uma reflexão sobre a visão do quadro nacional da qualificação.  

O projeto de reforço da governança no ensino técnico e profissional 2022/2023,  elaborado pela equipa técnica do INAFOR para um período de 18 meses,  conta com o financiamento da União Europeia. ANG\MI//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário