sexta-feira, 15 de julho de 2022

 Mali/ Junta militar  suspende rotações militares da Minusma em clima de nova controvérsia

Bissau, 15 Jul 22 (ANG) - O Mali suspendeu quinta-feira, com efeito imediato, as rotações militares da Minusma, Missão das Nações Unidas no Mali, e a  decisão marca um novo patamar no mal-estar entre a junta militar no poder desde 2020 e os parceiros do Mali.

Anunciada em comunicado, a decisão vigora «até à organização de uma reunião» pelo Mali com a Minusma. As autoridades malianas que não comunicaram para já uma data para este encontro referem pretender «facilitar uma coordenação e a regulamentação» das actividades dos cerca de 12 mil soldados e mais de 1.700 polícias vindos de 50 países envolvidos na missão da ONU.

A junta militar maliana invocam para justificar esta decisão «um contexto de segurança nacional».

Isto sucede cinco dias depois de as autoridades malianas procederem à detenção de 49 militares da Costa de Marfim que acusam de serem «mercenários» que tinham a intenção de «quebrar a dinâmica da refundação» do Estado Maliano.

Todavia, Abidjan que desde domingo tem exigido a libertação imediata desses militares, alega que eles estavam destacados no Mali na qualidade de Elementos Nacionais de Apoio, ou seja elementos exteriores que asseguram um apoio logístico à missão. Uma versão confirmada na terça-feira pelo porta-voz adjunto da ONU, Farhan Haq.

Trata-se de um novo episódio do mal-estar que se tem instalado entre a junta militar e os parceiros do Mali e nomeadamente a Minusma.

Presente no país desde 2013, a missão viu o seu mandato renovado por mais um ano no passado dia 29 de Junho mas com a «oposição firme» do Mali à liberdade de circulação dos capacetes azuis no âmbito das suas investigações sobre os Direitos do Homem no país. Isto num contexto em que têm sido numerosas as acusações de violências alegadamente cometidas pelas forças armadas malianas como pelos paramilitares do grupo russo Wagner que estão presentes no país. ANG/RFI

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário