terça-feira, 19 de julho de 2022

                 Índia/Votação em curso para eleger um novo Presidente

 Bissau, 19 Jul 22 (ANG)– O escrutínio para a eleição do próximo Presidente decorre  em toda a Índia desde segunda-feira, já que o actual presidente Ram Nath Kovind completará seu mandato de cinco anos no final desta semana.

Os representantes eleitos do Parlamento e membros de Assembleias Legislativas de todos os estados votarão para eleger o 15º Presidente do país, segundo a Xinhua.

A contagem dos votos está marcada para quinta-feira.

A candidata da Aliança Democrática Nacional (NDA – no poder) Draupadi Murmu é tida como favorita nestas eleições que têm ainda como candidato da oposição Yashwant Sinha, já que seu partido tem maioria nas duas câmaras do parlamento e na maioria das assembleias estaduais.

Ambos os candidatos tiveram carreiras políticas ilustres em seus passados. Enquanto a  Draupadi Murmu foi governadora do estado de Jharkhand (leste) e Yashwant Sinha actuou como ministro das Finanças e ministro das Relações Exteriores da Índia.

O presidente da Índia é eleito indirectamente pelos representantes eleitos, e os votos dos legisladores de cada estado têm um valor de votação diferente.

ANG/Inforpress/Xinhua

 

Sem comentários:

Enviar um comentário