quarta-feira, 27 de julho de 2022


Covid
-19/ Coordenador Global da vacinação discute com autoridades nacionais estratégias para reforço das doses de vacina

Bissau, 27 Jul 22 (ANG)  O Coordenador Global da Parceria para a Disponibilização de Vacinas Covid-19 (CoVDP), Ted Chaiban está na Guiné-Bissau

por uma visita de dois dias no decurso da qual vai  discutir com as autoridades nacionais estratégias para acelerar a vacinação.

Segundo o  comunicado da Unicef à que a ANG teve acesso hoje, Chaiban enalteceu os  progressos que já foram feitos nos últimos meses, com o país a aumentar a sua taxa de cobertura total de vacinação de apenas 1,2% em Janeiro para 17,4% da população total em Julho, equivalente a 26% da população alvo.

"Eu felicito o Governo da Guiné-Bissau pelos progressos que têm sido realizados nos últimos meses para acelerar a cobertura da vacinação. A identificação de grupos de alta prioridade, incluindo os funcionários de saúde e outros trabalhadores da linha da frente, professores e forças de segurança, é um excelente exemplo de boas práticas que nos ajudarão a proteger a saúde e a vida das pessoas”, afirmou em comunicado .

O programa de vacinação Covid-19 teve início na Guiné-Bissau em Abril de 2021. Cerca de 530.000 pessoas (30% da população total) receberam pelo menos uma dose e 342.000 pessoas (17,4% da população total), o que equivale a 26% da população alvo, foi totalmente vacinada até à data.

 Chaiban disse que a pandemia está longe de terminar e que o risco de novas variantes, especialmente em populações sub-vacinadas, continua elevado.

 "A Covid-19 ainda está connosco e temos de garantir que protegemos os que mais estão expostos ao risco. Os líderes comunitários e religiosos serão cruciais para manter a procura de vacinas e também para as doses de reforço que são vitais para garantir que as pessoas se mantenham protegidas contra novas variantes ao longo do tempo.  A vacina é a nossa melhor proteção contra a Covid-19”, avisou

A Unicef, OMS e a Gavi lançaram em Janeiro deste ano  uma Parceria  para a Disponibilização de Vacinas COVID-19 (CoVDP) , para apoiar os 92 países da AMC na aceleração da disponibilização de vacinas com especial enfoque nos 34 países, incluindo a Guiné-Bissau, que em janeiro de 2022 se encontravam a menos de 10%.

Segundo o comunicado, até  julho de 2022, mais de 12 mil milhões de doses de vacinas COVID-19 tinham sido administradas globalmente, e segundo a OMS, 61% da população mundial foi totalmente vacinada, mas apenas 16% nos países de baixos rendimentos.

“As regiões da OMS em África e no Mediterrâneo Oriental são responsáveis pela maior proporção de não vacinação para a população total”, refere o comunicado. ANG/LPG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário