quarta-feira, 20 de julho de 2022

Ministério das Finanças/Sindicatos do sector prometem trabalhar de “mãos dadas” com novo ministro

Bissau,20 Jul 22(ANG) - Os três sindicatos de base do Ministério das Finanças prometem trabalhar de mãos dadas com o novo ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té, prometendo a "fidelidade e apoio às reformas" em curso no sector.

A posição conjunta foi expressa, segunda-feira, na cerimónia de cumprimentos  dos trabalhadores ao ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té,  Secretário de Estado do Tesouro, Mamadu Baldé e ao Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, João Alberto Djata..

Entre os desafios existentes, os lideres sindicais  do Ministério das Finanças, dos Trabalhadores Aduaneiros e da Direção Geral das Contribuições e Impostos  apontam a realização de concurso para ingresso na administração pública, o reforço da transparência na gestão de pagamento de incentivos e a nomeação de directores de serviços.

Nesse quadro, o Presidente do Sindicato de Base da Direcção Geral das Contribuições e Impostos, Malam Homi Njai defende a iniciativa lançada pelo novo ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té, que recomenda verificação  minuciosamente da folha de incentivo para a identificação de  "funcionários activos" .

Homi Njai ainda manifestou a sua concordância em relação a decisão de Ilídio Té, de mandar suspender a nomeação dos directores de serviços pelos Directores Gerais, assim como, a inclusão dos seus familiares na folha de incentivo, destinado aos  que exercem "plenamente" as funções no sector.

Os três sindicatos de base do Ministério das Finanças ressaltam à reestruturação em curso no Tesouro Público para melhor controlo e gestão das receitas colectadas, iniciativa que consideram de "extraordinária".


Perante essas inovaç
ões, os sindicatos garantem total fidelidade aos membros do elenco diretivo do Miinistério das Finanças destacando a pessoa de Ministro  Ilídio  Té, a quem pedem para atender as reivindicações "maiores" dos trabalhadores.

O ex-secretário de Estado do Tesouro assumiu as funções de ministro, no mês passado,na sequência da demissão do então ministro, João Alaje Mamadú Fadia, que agora é Auditor Principal da CEDEAO.ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário