quarta-feira, 20 de julho de 2022

Finanças/Ministro diz que “nada justifica” a especulação de preços dos produtos no mercado interno  

Bissau,20 jul 22(ANG) – O ministro das Finanças afirmou que “nada justifica”, a prática de especulações de preços de produtos de primeira necessidade que se verifica no mercado interno, “porque o Governo tem estado a subvencionar a importação desses produtos desde 2020.

Ilídio Vieira Té, em declarações à imprensa, no final da visita que efectuou, terça-feira, à Direção Geral das Alfândegas, disse que, o aumento de preços que  consubstancia a inflação é um problema do contexto internacional.

A título de exemplo disse que, o Governo abdicou de cobrar os impostos sobre os combustíveis e reduziu a base tributária.

Para travar a especulação, Ilídio Vieira disse que o Governo vai analisar a situação do aumento dos preços de produtos no país, e sustenta que não faz sentido baixar impostos, enquanto os preços de produtos continuam a subir no mercado.

"O Governo decidiu baixar os impostos sobre produtos de base, nomeadamente, arroz, açúcar, óleo e combustíveis para ajudar a população", esclareceu o ministro das Finanças.

Perante protestos isolados e queixas de populares todos esses produtos sofreram aumentos no mercado interno.

Nesta sua deslocação à Direcção Geral das Alfândegas, a primeira efectuada desde a sua ascensão para as funções de ministro, Vieira Té foi  inteirar-se do funcionamento e da situação do sector que mobiliza mais receitas para o tesouro público no país.

"Constatei desafios, nomeadamente a capacitação dos recursos humanos, melhoria de infra-estruturas entre outros", sublinhou  no termo da visita, tendo reiterado a importância dos Serviços das Alfândegas para a arrecadação de receitas, e apela o reforço da colaboração  dos trabalhadores.

O ministro das Finanças recomendou  aos trabalhadores das Alfândegas maior dinâmica para  a mobilização de  mais receitas para o tesouro público.

Por sua vez, o Director Geral das Alfândegas, Doménico Sanca apresentou ao ministro das Finanças os materiais adquiridos através de recursos internos, designadamente: viaturas, motorizadas e bicicletas, visando reforçar a fiscalização e o combate à  fuga ao fisco.

Nesta visita, o Ministro das Finanças, Ilídio Vieira TÉ esteve acompanhado do Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, João Alberto Djata.ANG/ÂC//SG

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário