quinta-feira, 21 de julho de 2022

Função Pública/Mais de 22 mil  funcionários efectivos foram recenseados na primeira fase do processo

Bissau, 21 Jul 22 (ANG) – O Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social recenseou 22.318 funcionários efetivos, num total previsto de 25.522, na primeira fase do processo.

A revelação é do titular do referido Ministério,  Cirílo Mamasaliu Djaló, em conferência de imprensa realizada, quarta-feira,  em jeito de balanço da primeira fase de recenseamento de raíz de todos os servidores públicos.

Segundo o ministro, em consequência dessa primeira fase de recenseamento o Tesouro Público registou de poupança mais de 500 milhões de francos cfa.

“O recenseamento foi feito, porque na verdade temos uma situação de excesso de funcionários na Administração Pública”, disse Mamasaliu Djaló.

O governante sublinhou que uma das situações de irregularidades que levou a necessidade de se fazer o recenseamento de raíz é que no quadro de convergência de União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), a Guiné-Bissau tem 21 funcionários para mil habitantes, quando  o admissivel é de apenas sete funcionários por mil.

Cirilo Djaló acrescentou que a Guiné-Bissau também não está a cumprir as medida de convergência da UEMOA referente a massa salaria/receitas públicas.

Disse que a massa salarial guineense representa  mais de 85 por cento das receitas fiscais, o que diz ser “anormal”.

Djaló afirmou que o recenseamento tem como finalidade controlar melhor os servidores públicos e   permitir a  criação da nova base de dados, a única que servirá tanto para a Função Pública assim como para as Finanças

“Só os que a Função Pública registou é que as Finança vai pagar os salários”, vincou..

Acrescentou ainda que, o recenseamento permitirá eliminar as irregularidades que existem na folha de salário, de forma a obter melhor funcionamento e com mais credibilidade.

O ministro garantiu que a partir da próxima semana de Julho corrente, vão abrir possibilidade de reclamações para os que recensearam, frisando que, mas por um ou outro motivo tiveram bloqueios.

De recordar que a  primeira fase do recenseamento iniciou no dia 28 de Março do corrente ano e terminou na primeira semana de Julho em curso. 

“Faltam  recensear 2552  sargentos e soldados, pessoal de Embaixada e funcionários de Assembleia Nacional Popular”, informou aquele responsável.ANG/AALS/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário