quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ameaça de fome nas zonas rurais


PAM prepara inquérito sobre insegurança alimentar

Bissau, 22 Agos 13 (ANG) - O  Programa Alimentar Mundial(PAM) esta a capacitar 30 jovens nos domínios de colecta de dados no terreno com vista a realização de um inquérito nas zonas rurais para se apurar o impacto da má campanha de comercialização da castanha de caju.
Em declarações à Agência de Notícias da Guiné-ANG, Damiata Gregório Mendes, assistente do PAM assegurou que o processo de inquérito que será levado a cabo a partir do dia 26 do corrente mês visa apurar o nível de insegurança alimentar das famílias rurais.
 “Como sabem, a castanha de caju, independentemente de ser a principal fonte da receita do país também é a principal fonte de rendimento das famílias rurais,” disse.
 Damiata Mendes acrescentou que o inquérito vai permitir ao PAM e aos seus parceiros apurarem até que ponto aumentou a prevalência da insegurança alimentar nas zonas rurais.
“ No último inquérito, feito em 2010 em todas as zonas rurais do país, tínhamos uma prevalência de insegurança alimentar de 20%, e neste momento em que se fala constantemente da situação de fome, desconhecemos o actual índice da prevalência da insegurança alimentar nas tabancas”, disse.
“Este inquérito, acrescentou Damiata,  nos permitirá conhecer a disponibilidade dos alimentos, o excesso da família e as suas fontes de rendimentos para  posicionarmos melhor face a este assunto,” .
O PAM, segundo esta assistente, perspectiva, juntamente com os parceiros internacionais, direccionar os seus programas de apoio alimentar aos grupos mais vulneráveis.

Tem sido frequente os avisos das autoridades regionais de que as populações rurais correm risco de enfrentar períodos de fome em consequência da má campanha de comercialização da castanha do caju registada este ano. ANG / BI/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário