sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Crime



Familiares voltam a carga na exigência de esclarecimento da morte  de Nicandro Barreto
Bissau, 23 Ago 13 (ANG) - Os Familiares do ex-Pprocurador geral da República, Nicandro Pereira Barreto, assassinado há 14 anos, solicitaram hoje as autoridades judiciais guineenses para que tornem públicas as conclusões do inquérito e das investigações efectuadas sobre o caso.
 Em carta endereçada ao Procurador Geral da República, Abdú Mané e assinada pela filha mais velha do malogrado, Nelvina Barreto, os familiares referiram que existe um relatório feito pela polícia judiciária portuguesa e enviada, por via diplomática, ao seu congénere guineense em finais de 1999.
”Acreditamos que esse relatório contem elementos suficientes esclarecedores das circunstâncias e dos autores morais e materiais do assassínio do Nicandro Barreto”, escreve a carta.
O assassinato de Nicandro Barreto ocorreu pouco depois de término do conflito político-militar de 1998/1999,que inaugurou uma nova era na história  sangrenta do país, em que se introduziu o assassinato político como forma de resolver os contenciosos e disputas políticas.
“É nossa convicção que a impunidade e ausência de justiça não deverão constituir uma fatalidade no país, tendo as instituições do Estado, como obrigação primária e intransmissível,  assegurar a protecção, defesa da vida e integridade física dos cidadãos”, disse Nelvina
A família Barreto reafirma que não se abdicará do seu direito legítimo de testemunhar a realização da justiça através da tradução, em juízo, dos autores morais e materiais daquele horrível e cobarde crime, aguardando assim a resposta do procurador-geral da república, para que a justiça seja feita independentemente das implicações ou consequências que possa originar. ANG/JD
  



Sem comentários:

Enviar um comentário