sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Caso Enide da Gama


Presidente da Liga dos Direitos Humanos considera intimidadora sua audição na PJ

Bissau, 30 Ago 13 (ANG)- O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos(LGDH) considera de “intimidadora e estranha”, sua audição ,  quinta-feira, em Bissau, pela Polícia Judiciária(PJ) sobre o caso da cidadã guineense  deportada pelas autoridades cabo-verdianas depois de cumprida a pena de prisão por “tráfico de drogas”.

Em declarações hoje à Agência de Noticiada Guiné-ANG,  Luis Vaz Martins, questiona a sua constituição de “declarante” na Brigada de Homicídios desta instituição pública de investigação criminal,  uma  vez que, segundo as suas palavras, a “liga nunca disse que a cidadã em causa foi morta”.
“A nossa declaração foi sempre clara, ela está viva, está em Bissau e num sítio que só ela sabe,” reafirma Vaz Martins para acrescentar que até agora, não mantiveram nenhum contacto físico com a cidadã Enide da Gama, mas sim por via telefónica quando esta necessitava da assistência da Liga.
Luis Vaz Martins que acusa a PJ guineense de utilização do método de “tortura psicológica” durante o interrogatório de  “mais de cinco horas de tempo”, questiona ainda a  não convocação do Chefe de Estado-maior General da Forças Armadas, António Indjai que acusara, na semana passada, as autoridades de Cabo verde de  terem morto a cidadã Enide da Gama naquele país.
Sobre o paradeiro em Angola da jornalista guineense Milocas Pereira, Luis Vaz Martins garante que a instituição que dirige está, de algum tempo a esta parte, a trabalhar no assunto em colaboração com as organizações congéneres e a igreja angolanas. No entanto, afirma que as informações são escassas e carecem de mais investigações para apurar a verdade.
 Vaz Martins exige as autoridades da Guiné-Bissau para “accionarem os mecanismos” com vista a obtenção de explicações sobre o paradeiro da jornalista, e do político e antigo deputado, Roberto Fereira Cacheu, para o “bem do país”.
O Presidente da liga disse que a organização que dirige está “serena” e sempre determinada no cumprimento dos princípios universais que orientam a sua criação. FIM/ANG/QC


Sem comentários:

Enviar um comentário