quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Carne made in Guiné-Bissau



Guiné-Bissau vai começar a exportar carne bovina
 Bissau, 28 Ago 13 (ANG) – Empresários sul-africanos em parceria com a empresa nacional denominada Myto2 S.A. perspectivam lançar o projecto de exportaçao de carne bovina para a Arábia Saudita, indica o comunicado da Departamento de Promoção e Investimento Privado (DPIP).

A este respeito, diz o documento, uma das primeiras acções do grupo na Guiné-Bissau será a construção de um matadouro, cujos terrenos já foram disponibilizados na chamada Estrada de volta de Bissau, nos subúrbios da capital. 

O comunicado informa ainda que esse grupo privado sul-africanos também vai investir em agro-pecuária, com a introdução da espécie bovina Nelore, cuja produção será escoada, em parte, para o mercado do Golfo Árabe. 

“Está igualmente prevista a instalação de aviários, para produção de galinhas e ovos, e de compostos orgânicos para adubos. Ainda no sector agrícola, está prevista a produção, transformação e valorização de recursos agro-florestais”, lê-se no documento.

De acordo com o comunicado, as principais zonas de produção inicial já estão identificadas e ficam localizadas em Hamdalai/Gã Mamudu, na Região de Oio (centro), mas estão ainda previstos investimentos em Mansoa (Oio), e nas regiões de Cacheu (norte) e Bafatá(leste). 

A nota adianta ainda que no âmbito desta parceria com a Myto2 S.A., está previsto que os sul-africanos construam e melhorem o acesso às zonas rurais de produção, e que edifiquem também residências, escolas, centros sociais e postos médicos nessas localidades.

As pescas são outra área de investimento, incluindo a piscicultura comercial, com unidades de produção e processamento. A companhia mista também se vai encarregar da gestão e equipamento do porto de pesca de Bandim, na capital, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), mas cujas obras estão incompletas, e devem ser concluidas no quadro desta parceria.

 ANG/AMS

Sem comentários:

Enviar um comentário