quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Aniversário da ANG


 

“A ANG precisa de mais atenção dos responsáveis políticos do país”, Diz o SECS

Bissau, 21 Ago 13 (ANG) – o Secretario de Estado da Comunicação Social defendeu terça-feira que a Agência de Noticias da Guiné (ANG) precisa de mais atenção dos responsáveis políticos do país.

Por ocasião da celebração do 38º aniversario da ANG, celebrado dia 20 de Agosto, Armindo Handem sublinhou que o órgão mais importante e que merece mais atenção, sem discriminar os outros órgãos, é a ANG.

“ A Agência precisa de mais atenção, e eu, enquanto estiver a frente da Secretaria de Estado da Comunicação Social, vou dar uma  atenção particular à Agencia de Noticias, porque, como disse, é a base da comunicação social,” garantiu.

 Armindo Handem prometeu tudo fazer para que  se consiga meios e equipamentos necessários para o melhor desempenho  dos trabalhadores da ANG.

“ Nestes dois meses a frente da instituição tive a oportunidade de contactar com parceiros nacionais e internacionais  solicitando apoios para que possamos, de facto, equipar os órgãos de comunicação social para o melhor desempenho possível das suas funções”, afirmou.

 Handem considerou  que não é preciso multiplicar repórteres no terreno devido as condições financeiras em que se encontram o estado e os órgãos.

“ Se nós tivermos a oportunidade de criar condições à ANG para que ela faça a recolha e tratamento das  informações e depois distribui-las aos diferentes órgãos de comunicação social teríamos feito alguma coisa para a comunicação social guineense,”disse.

Quanto a qualificação dos trabalhadores da comunicação social,  aquele responsável sublinhou que não se pode descuidar com a formação dos técnicos da comunicação social, estando o sector com carência de pessoal qualificado e motivado.

Por sua vez, o Director-geral da ANG, Salvador Gomes, lamentou o facto de,  no seu 38º aniversário, a ANG se encontrar numa situação de relançamento das suas actividades.

“Constrangimentos de ordem financeira determinaram que as actividades da instituição se limitassem a capital Bissau “ salvo alguns períodos excepcionais”, referiu.

Segundo, Salvador Gomes, a ANG está empenhada no relançamento das suas actividades sobretudo nas regiões, que representam a maior fonte de notícias, visto que perdeu todo o seu equipamento, em consequência do conflito político militar de 7 de Junho de 1998.

“Hoje mais do que nunca é imperativo que a ANG tenha condições para funcionar em pleno. Se funcionar como deve os diferentes órgãos públicos e privados poderão ter, pelo menos, 10 notícias diárias sobre o pais para uso imediato”, disse Gomes

Por seu lado, o presidente do Sindicato Nacional dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social, Mamadu Candé, apelou ao estado para que crie condições materiais e financeiras para que os profissionais da comunicação social possam exercer as suas funções.  ANG/ FGS

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário