quarta-feira, 21 de agosto de 2013

População e Desenvolvimento



Rede de jornalistas sem meios para exercer a sua missão

Bissau, 19 Ago13 (ANG) – A falta de meios materiais e financeiros têm dificultado as actividades da Rede de Jornalistas em matéria da População e Desenvolvimento (REJOPOD).
A constatação vem expressa nas recomendações finais produzidas pelos participantes de uma acção de formação destinada a 20 jornalistas oriundos das rádios comunitárias de todas as regiões do país e que decorreu entre os dias 14 e 18 de Agosto, na cidade de Mansoa.
No evento organizado pelo Ministério da Saúde Pública, os participantes solicitaram ao Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) para ajudar a referida rede a ultrapassar essas dificuldades com vista ao melhoramento do seu funcionamento.
Os participantes exortaram ainda a Direcção dos Serviços da Saúde Reprodutiva sobre a necessidade de partilha de informações no referido domínio, através de mais acções de formação de género, assim como do alargamento de formações à outros domínios sanitários para os membros da rede.
Por outro lado, os jornalistas participantes desta formação prometeram reforçar as acções de Informação, Educação e Comunicação (IEC) sobre a saúde reprodutiva junto ao grupo alvo, com vista a mudança de comportamentos prejudiciais.
Durante os trabalhos foram ministrados os temas como: “Saúde Reprodutiva”, “Mortalidade Materna e o Papel dos Médias”, “Mutualismo para a Saúde” e “Planeamento Familiar”,entre outros.
A sessão de encerramento que contou com presença de Alfredo Claudino Alves, Director dos Serviços de Saúde Reprodutiva foi presidida pelo Director Regional da Saúde de Oio, Salomão Crima, que na ocasião reconheceu o papel  dos jornalistas na promoção da saúde pública.
ANG/JAM

 

Sem comentários:

Enviar um comentário