quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Paralisação do sector de luz e água


Trabalhadores da EAGB decretam greve de 15 dias

Bissau, 22 Ago 13 (ANG) - A Empresa de Electricidade e água da Guiné-Bissau (EAGB) vai iniciar, a partir de sexta-feira, 23 do corrente, uma greve  de duas semanas por  incumprimento do protocolo de acordo por parte do  governo, disse hoje à ANG o vice-presidente do sindicato de base dos trabalhadores da empresa.
Infamara Djassi disse que, no seu primeiro encontro com o governo, o sindicato apresentou duas preocupações, nomeadamente o pagamento dos salários atrasados e a aquisição de combustíveis.
Segundo Djassi, o governo prometera pagar os salários num prazo de 48 horas, mas não cumpriu a promessa, limitando-se a comprar “um pouco de combustível”.
O Vice-Presidente do Sindicato de base da EAGB disse que, até ao momento em que falava à ANG, ainda não tinha sido contactado pelo governo para a busca de uma solução consensual que pudesse evitar a paralisação.
“Por isso vamos paralisar tudo amanhã – energia e água, e o serviço mínimo vai ser o atendimento as necessidades do hospital”, confirmou.
Infamara Djassi declarou que caso não houver consenso com o governo até que 15 dias de greve fossem observadas vão entregar um novo pré-aviso de greve para prosseguir a paralisação.
Solicitado a dar a sua opinião sobre a necessidade de privatização ou não da empresa, Djassi respondeu que seria salutar mas que caberá ao governo tomar essa decisão, enquanto responsável pela empresa. ANG/LLA

Sem comentários:

Enviar um comentário