sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Justiça


      Capitão da Piroga “Quinara-2” condenado a oito anos de prisão 



Bissau, 16 Ago 13 (ANG) - O Tribunal Regional de Bissau condenou quinta-feira a oito anos e meio de prisão efectiva o capitão da Piroga que naufragou ao largo da capital guineense, em Dezembro passado, matando 36 pessoas.

Segundo o advogado,   Ismael Medina  dos familiares das vítimas do naufrágio, o Tribunal Regional de Bissau decidiu ainda condenar o capitão da piroga "Quinará 2" ao pagamento de uma indemnização de  mil e quinhentos euros por cada uma das pessoas falecidas no acidente.  
 
Após as dez sessões do julgamento, os representantes das vítimas conseguiram que ficasse provado que a piroga transportava 181 pessoas e não 98 como referiam o capitão da embarcação e o delegado da Policia Marítima de Bolama, lha de onde partira a canoa.  
  
 "Dessas 181 pessoas que viajavam na piroga, 36 morreram. Os corpos de 30 foram encontrados e os restantes seis foram dados como desaparecidos até hoje", explicou Ismael Medina.  
 
O Tribunal condenou também o delegado da Polícia Marítima de Bolama a uma pena de prisão efectiva de três anos e três meses.   
 
Devido a responsabilidade do delegado marítimo no caso, foi ainda decidido condenar o Instituto Marítimo Portuário, enquanto entidade patronal, ao pagamento de uma indemnização de doze mil euros por  cada vítima mortal do naufrágio.   
Lusa/ANG

Sem comentários:

Enviar um comentário