terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sacos de plástico



Retalhistas contestam proibição de uso de sacos de plástico
Bissau, 27 Ago 13 (ANG) – O presidente da Associação dos  Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau(ARMGB), Aliu Seide ameaça paralisar todas as actividades comercias do país caso o governo toque nos stocks  de sacos de plásticos já comprados e despachados .
Seidi ainda  declarou  que não vai acatar a proibição de compra a utilização de sacos de plásticos se a medida  não abranger a todos aqueles que utilizam sacos de plásticos , por considerar  discriminatória  a referida lei.
O presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados  disse  que jogos de interesses estariam por detrás do decreto do Governo que proíbe a importação , exportação e venda de sacos plásticos até final do corrente mês .
Aliu Seide considerou que antes de sua aplicação o governo deveria ouvir as partes envolvidas, e critica que a  lei deve ser para todos, ao referir-se ao facto de a proibição não abranger os saquinhos de plástico produzidos em Bissau e que são utilizados nas embalagens de água de 50 francos cfa.
Seidi acusa o executivo de estar a favorecer a empresa Inacep, encarregada de produzir as embalagens em papel para substituir os sacos de plástico.
 “O governo quer relançar a imprensa mais não deve agir desta maneira porque a  INACEP não estará na altura de satisfazer  outras necessidades dos cidadãos. Por exemplo das bideiras de sorvetes ou de sumos, que não podem ser vendidos em sacos de papel”, disse.
O presidente da ARMGB, referiu  que já apresentaram queixas contra essa lei as  entidades competentes  entre as quais a  Câmara de Comercio , Industria, Agricultura e Serviços .
ANG-MSC
            


1 comentário:

  1. Boa tarde,
    A solução para fazer face a problemática da contaminação do plástico é a utilização da tecnologia oxo-biodegradável. Esta tecnologia permite ao plástico tradicional de tornar-se biodegradável. Para mais informações ver: www.demoustier.pt

    ResponderEliminar