terça-feira, 6 de agosto de 2013

Caju sobe de cotação


Castanha de caju agora comprada a 200 francos por quilograma

Bissau 6 Ago. 13 (ANG) - O Presidente da Associação Comercial da Guiné-Bissau revelou hoje que a castanha de caju está a ser comprada neste momento junto aos agricultores ao preço de 200 francos CFA por quilograma.

Malam Nanco, que falava em conferência de imprensa, na sede nacional daquela organização, em Bissau, disse que depois de todos os contactos feitos entre as diferentes comissões criadas pelo Presidente da República e o Gabinete do Primeiro-ministro, alguns empresários estrangeiros e poucos nacionais já estão no terreno para retirar o produto ainda armazenado pelos produtores.

O Presidente da Associação Comercial denunciou que no dia 4 de Agosto do corrente um dos Ministros de Estado, sem revelar o seu nome, mandou suspender a operação de compra de caju em curso alegando ordem expressa de instâncias superiores, neste caso a Presidência ou o Gabinete do Primeiro-ministro.

Malam Nanco considera de “jogada política” a atitude deste Ministro de Estado que, no seu entender, queria atingir qualquer adversário, uma vez que na última reunião do Conselho de Ministros, o Governo já havia decidido a redução da taxa do Fundo para a Promoção Industrial de 50 para 10 francos CFA, como forma de motivar os empresários a comprarem o resto da castanha na posse de produtores.

 O Presidente da Associação Comercial reitera que apesar de estrangulamentos de vária ordem, por causa de interesses pessoais ou de um grupo de pessoas, acredita que os cerca de 40 mil toneladas de castanha vão ser retirados das mãos dos agricultores à um preço de alívio para minimizar a fome e o sofrimento da população.

A castanha andava a ser comprada a menos de 100 francos CFA em diferentes pontos do pais apesar de a meio do percurso o governo ter fixado o preço mínimo em 210 FCFA o quilo, situação que fez prever para este ano muita fome entre a população camponesa.

ANG AI


 
  


Sem comentários:

Enviar um comentário