quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Defesa do meio ambiente


 
 

Governo decreta proibição de importação, comercialização e uso de sacos de plásticos

 

Bissau, 21 Ago 13 (ANG) – O Governo de Transição acaba de tornar público um Decreto-lei que proíbe a importação, comercialização e uso de sacos de plásticos que em sua composição química tenham como base o polietileno, Propileno e o polipropilino em detrimento de sacos bio degradáveis.

A proibição que começa a vigorar a partir do dia 01 de Setembro foi reafirmada em conferência de imprensa realizada terça-feira, dia 20 do corrente mês, pelo Secretário de Estado do Ambiente e Turismo, Agostinho da Costa.

O governante guineense disse que a existência das referidas substâncias químicas constituem  ameaça à saúde pública, animal e ambiental.

 Costa sublinhou que os sacos de plásticos constituem uma camada impermeável e que a durabilidade para se decomporem leva 450 anos, facto que produz impactos negativos no sistema vivo de produção agrícola, na recarga dos aquíferos e no ecossistemas marinhos e terrestres.

Agostinho da Costa sustentou que o referido decreto-lei visa a preservação e conservação racional dos recursos naturais, e que nesse quadro foram criadas as leis de Inspecção Geral do Ambiente, de Conservação do Mangal, de Proibição de Construção de Casas nas Zonas Húmidas bem como de Crime Ambiental.

No lugar de sacos de plástico, a Imprensa Nacional lança sacos bio degradáveis aos preços que variam entre 10 e 30 francos cfa. ANG/ÂC

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário