sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Fim da polémica



Novo Director de APGB tomou posse esta sexta-feira

Bissau, 23 Ago 13 (ANG) Os novos, Director-geral e Presidente dos Conselho de Administração da Empresa Pública “Administração dos Portos da Guiné-Bissau” (APGB), Felix Nandungué e Quintino Alves respectivamente, tomaram posse, esta sexta-feira, depois duma polémica entre o Ministro de Tutela e o antigo Director, Augusto Cabi.
No acto, o Ministro dos Transportes e das Comunicações, Orlando Viegas, para além de manifestar a sua disponibilidade em colaborar com os recém nomeados, afirma esperar que a nova equipa  “corresponda as expectativas do governo de transição”, tornando assim, competitiva a APGB.
Felix Nandungué que, ainda nesta sexta-feira recebeu a chave do gabinete das mãos do seu antecessor, é licenciado em Gestão Portuária e desempenhava as funções de Chefe de Departamento de Controlo e Fiscalização da APGB.
Antes desta nomeação do dia 21 deste mês do Conselho de Ministros, o titular da pasta dos Transportes produziu um despacho em que suspendia os antigos, Director-geral e Presidente do Conselho de Administração da APGB, Agusto Cabi e Armando Coreia Dias, por alegado desvio de mais de um bilhão de Fcfa.
Augusto Cabi recusou acatar a referida medida, alegando estar ferida de ilegalidade, pondo assim em causa, a  investidura do seu substituto, Augusto Manjur, funcionário das Alfândegas de Bissau, no referido cargo.
A recusa de se obedecer a medida de exoneração de Cabi chegou-se ao ponto dos trabalhadores erguerem contentores junto ao portão de entrada da empresa impedindo a tomada de posse do novo DG da APGB, na pessoa de Augusto Manjur.
Os trabalhadores protestantes exigiram que o novo DG seja elemento da empresa e não de fora, o que acabara por acontecer com esta nomeação de Nandungué.  FIM/ANG/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário