quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Produção de legumes no hospital




Hospital “Raoul Follereau” produz legumes para alimentação de doentes

Bissau, 28 Ago 13 (ANG) – Os doentes internados no Hospital “Raoul Follereau”, estão desde o princípio deste mês, a alimentar-se de legumes produzidos em campos hortícolas daquele centro de tratamento de tuberculose.

A informação foi hoje dada  à ANG pelo  Representante da ONG italiana, Ajuda, Saúde e Desenvolvimento (AHEAD), Mamadú Saliu Sanhá, que assumiu a gestão do Hospital “Raoul Follereu” desde  2012 .

Aquele responsável adiantou que a colheta de tomates feta este mês foi de 500 quilogramas e que para o consumo do hospital são necessários apenas 105 quilos.
“A quantia de frutas produzidas, permite-nos ainda fazer a sua transformação em polpas  para a sua conservação para  mais tempo”, explicou.

Saliu Sanha frisou que nesta segunda fase, desenharam um outro plano que lhes permite fazer a produção escalonada para que possam ter resultados mais controlados e que permitem ter todas as variedades de legumes.

“Realmente é um projecto com resultados surpreendentes, porque  50 por cento dos fundos que desbloqueávamos para adquirir apenas quatro legumes no mercado, está  a ser usado agora na produção de dez tipos de legumes”, informou.

O Representante da AHEAD, afirmou que decidiram apostar na produção local das hortaliças, porque a alimentação dos doentes internados no Raoul Follereau é muito vital e fundamental nas suas recuperações.

“As variedades de alimentação que fornecemos aos doentes, são saudáveis e hipercalórica e são bem controladas de maneira que cada doente internado tem a sua refeição,” sublinhou.

Disse que, se um doente tiver problemas de hipertensão arterial, não pode ter as idênticas refeições com os que não tem essa enfermidade.

“Para tal tratamos as  comidas de doentes como o segundo sector mais importante, depois dos medicamentos”, revelou.

Mamadú Saliu Sanhá contou que normalmente  quando o doente der entrada no hosptal, apresenta logo  problemas de falta de apetite e que, em muitas situações, percebe-se que o doente necessita de  multivitaminas.

“Através  do consumo de muitos legumes, a maioria dos doentes, depois de uma semana, fica recuperado fisicamente, e sem necessidade de recurso aos comprimidos de multivitaminas, entre outros”, salientou.

Os legumes produzidos nas instalações do Hospital Raoul Follereau, são tomates, milho, cenouras, pepinos, alface, abóboras entre outros.  ANG/ÂC







  


Sem comentários:

Enviar um comentário