sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Saúde infantil


Mundo celebra semana de Aleitamento Materno

Bissau, 02 Ago. 13 (ANG) – Assinala-se hoje o dia Mundial para o Aleitamento Materno, sob o lema “ apoio as mães para o aleitamento materno exclusivo”, refere um comunicado do UNICEF enviado a redacção da Agência de Notícias da Guiné - ANG.

 O documento destaca que o aleitamento materno garante o melhor e sustentável começo para a vida, e é um direito básico de toda a criança inicia-lo imediatamente após o nascimento.

Com o primeiro leite designado “colostro”, acrescenta o documento, pode-se reduzir o risco de morte do recém-nascido ate 20%, por fortalecer o sistema imunológico da criança.

O mesmo comunicado assinalou que o aleitamento materno desempenha um papel crítico na redução da mortalidade infantil, sendo essencial na protecção contra doenças infecciosas, porque fornece os nutrientes necessários durante os dois primeiros anos de vida da criança.

“ Em relação a família e a sociedade o aleitamento materno possui vantagens económicas, por estar naturalmente disponível, portanto sem custo uma criança mais saudável por aleitamento materno exigirá menos do sistema nacional de saúde”, revela o comunicado.

Segundo os dados estatística do inquérito SMART realizado nos finais de 2012,  67 por cento das crianças com menos de seis meses, são amamentadas exclusivamente ao peito e 72 por cento das mães do recém nascido iniciam o aleitamento na primeira meia hora depois do parto, como é recomendado.

O aleitamento materno também possui efeitos positivos a longo prazo na vida da criança, porque reduz o risco de obesidade, e estudos recentes mostram que promove o desenvolvimento cognitivo, fundamental para que as crianças aprendam melhor e se tornem adultos mais produtivos na sociedade.

ANG/LLA

.
        


  

Sem comentários:

Enviar um comentário