quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Eleições Gerais



Partidos políticos aprovam novo sistema de Recenseamento Eleitoral

Bissau, 14 Agosto 13 (ANG)- Os partidos políticos com e sem assento parlamentar chegaram hoje ao consenso sobre as  propostas de adopção do sistema de  recenseamento eleitoral manual melhorado e da revisão da lei eleitoral a serem  submetidas  à  aprovação da plenária da ANP.

Segundo Manuel Alípio da Silva, porta-voz da   Comissão parlamentar encarregue de apresentar as propostas de revisão de lei eleitoral e do recenseamento dos eleitores , integrado por elementos de partidos políticos  legalizados, Sociedade Civil, Classe castrense e elementos da comunidade  religiosa ,os recenseados terão um cartão de eleitor que terá para além das impressões digitais ,  uma fotografia  do eleitor , pormenor de identificação de que os anteriores cartões de eleitores não dispunham.
Entretanto, não se avançou muito em relação as propostas de revisão da lei eleitoral, uma vez que a maioria dos artigos da lei eleitoral estão relacionados à Constituição da República e a   Comissão não tem  competência para alterar  a lei magna.
O Presidente da Comissão Parlamentar, Ibraima Sori Djaló disse no final dos trabalhos que o órgão vai introduzir as últimas alterações no texto que será submetido à plenária da ANP para efeitos de debate e eventual aprovação, em sessão extraordinária.
Com  a aprovação destes dois projectos-leis o país  estará em condições de iniciar o processo do recenseamento eleitoral  rumo ao escrutínio de 24 de Novembro próximo.

ANG AI

Sem comentários:

Enviar um comentário