sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Infra-estruturas



Presidente da CMB anuncia reinício de obras da “Feira de Praça”

Bissau, 23 Ago 13 (ANG) – O Presidente da Câmara Municipal de Bissau disse quinta-feira, que já existe uma empresa de construção pronta a prosseguir com os trabalhos da reconstrução do mercado central de Bissau, vulgarmente conhecido por “Feira de Praça”, que, por duas vezes, foi consumido por fogo.
Sem citar o nome da referida empresa, Artur Sanhá, em declarações a ANG, avançou que a mesma vai substituir a ASCON, que havia sido encarregue da execução das obras, mais que viria a interromper os trabalhos devido ao Golpe de Estado de Abril de 2012.
Do contrato assinado pelo derrubado executivo de Carlos Gomes Júnior estipulava que a empresa construtora (ASCON) devia investir fundos próprios para a obra e, posteriormente, seria reembolsado pelo governo.
Assim, do inicio dos trabalhos até meados de Junho de 2012, data da interrupção definitiva, a ASCON calcula ter gasto a soma de 496 milhões de francos CFA, dos 2,5 biliões orçados para a execução daquela empreitada.
O actual governo reconhece esta soma e na procura de solução para o problema do mercado, uma vez que a ASCON não se predispôs a prosseguir com os trabalhos, conseguiu identificar a empresa que vai assumir com o projecto.
“Assim, ficou acordado que a empresa agora encarregue irá devolver a ASCON os 496 milhões de Francos CFA, por este disponibilizados na obra até ao momento da sua interrupção”, explicou o edil da capital.
Mas antes da reposição deste dinheiro, prosseguiu o presidente da CMB, far-se-á a assinatura de acordo neste sentido seguido do reconhecimento de avaliação e execução técnica da obra.
Quanto as dificuldades dos feirantes do mercado que enfrentam água de chuva no local que provisoriamente os acolhem, Artur Sanhá reconheceu o facto tendo indicado que o lugar foi construído com tanta pressa.
“Mas não são falhas graves, apesar de estarem a dificultar tanto, ao ponto de alguns cacifos serem abandonados”, constatou o Presidente da CMB que apontou ainda dificuldades na manutenção de higiene no mercado, pois o sistema de escoamento não se encontra em bom estado.O edil de Bissau prometeu remediar estas lacunas.
ANG/JAM




Sem comentários:

Enviar um comentário