quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ramadão: Comunidades muçulmanas da Guiné-Bissau divergem-se quanto ao dia da reza

Bissau, 08 Ago 13 (ANG) – As comunidades muçulmanas da Guiné-Bissau não se entendem no que tange ao dia da reza de Ramadão, depois de cumprido os 30 dias de jejum, devido as incertezas na aparição ou não da lua.

Segundo o que apurou a Agência de Notícias da Guiné (ANG), uma pequena parte da comunidade muçulmana do país decidiu rezar hoje, dia 08 do corrente mês, enquanto que a grande maioria prefere cumprir o ritual amanhã, sexta-feira, dia 9.

O Imame Central da mesquita de Cupelum de Cima, no centro da cidade de Bissau, lançou uma mensagem numa rádio, a anunciar que a reza oficial será mesmo na sexta-feira.

A parte da comunidade muçulmana que decidiu rezar hoje desenvolveu quarta-feira durante quase toda a noite, na rádio nacional, uma clara campanha de mobilização de fieis para que rezassem hoje.

O chefe de Estado de Transição, Manuel Serifo Nhamadjo, rezou hoje ao largo da Câmara Municipal de Bissau.

Entretanto, o Governo de Transição decretou sexta-feira, 9 de Agosto, como dia de feriado nacional, alusivo a celebração do Ramadão na Guiné-Bissau.

No ano passado também não houve entendimento quanto a celebração do Ramadão, tendo essa festa de fim do jejum assinalado em dois momentos.

ANG/ÂC
 






Sem comentários:

Enviar um comentário