sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Solidariedade africana




Fundação Obiang  Nguema   e Amilcar  Cabral  em Bissau

Bissau, 23 Ago 13(ANG)- A Secretaria de Estado da Juventude Cultura e Desportos, Helena Barbosa presidiu quinta-feira a cerimonia de apresentação pública da Fundação Obiang  Nguema   Mbasogo e Amílcar Lopes Cabral , uma instituição que traça como um dos seus objectivos melhorar a qualidade do ensino no pais.
A fundação ainda prevê a promoção de investigações sobre a historia e cultura dos dois povos, da agricultura, pecuária e ainda  da língua portuguesa entre a Guiné-Bissau e  Guiné Equatorial.
Discursando na cerimonia, Helena Barbosa referiu-se a  necessidade da fundação colaborar com  outras instituições  de mesma vocação a fim de combater o analfabetismo no país e promover a consciência crítica e  formação dos cidadãos .
Por seu turno, o Presidente da Fundação , António Pedro da Goia salientou  que a Guiné-Bissau se depara  com  dificuldades  de varia ordem, em diferentes sectores, e que sem a solidariedade entre os africanos  é impossível vencer  essas dificuldades.
 “Hoje temos o dever moral de reforçar a unidade e solidariedade entre os povos africanos pois é  imperativo o combate ao sub- desenvolvimento a que    estamos mergulhados”, disse.
.Segundo a Reitora da Universidade Amílcar Cabral, Odete Semedo, a fundação agora apresentada começou a ser idealizada há cerca de três anos depois da comemoração da data da morte do fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana.
 ,”Ocorreu a um grupo de jovens fazer algo mais e decidiu-se fundar uma organização não governamental que acabou por transformar-se nessa fundação”, contou. ANG-MSC




  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário