quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Prevenção de naufrágios


Capitania e Portos da Guiné proíbe ligação marítima por pirogas entre Bissau e zona insular

Bissau, 27 Ago 13 (ANG) -  O Capitão dos Portos da Guiné-Bissau,Mário Domingos Gomes confirmou hoje que as ligações através de pirogas entre Bissau e Enchude, Bubaque, Bolama, no Sul e Bissau- Pecixe, no Norte, continuam proibidas .
 Mário  Gomes que falava em exclusivo à ANG disse que  decisão visa acautelar acidentes que normalmente ocorrem neste período das chuvas, e que a proibição vai vigora até que seja ultrapassado o período crítico e de incertezas sobre as alterações climáticas.
 Para o Comandante Gomes, o naufrágio ocorrido em Dezembro  e que vitimou mais de três dezenas de pessoas e a condenação  no tribunal a pena de prisão de três anos  e ainda de indemnização às famílias das vítimas aplicadas contra os  responsáveis portuários  serviram de chamada de atenção para que os mesmos erros não sejam repetidos.
Mário Domingos Gomes sublinhou que, para fazer face a recusa de acatar as orientações da Direcção dos Portos por parte dos proprietários das pirogas que deixam a  maioria dos passageiros  sem salva vidas e outros instrumentos exigidos, a direcção dos portos entende que a melhor  solução é  suspender a circulação  de pirogas até a nova ordem.
O Comandante garante  que aos desobedientes serão aplicados uma sansão e responsabilizados pelas  consequências que poderão advir da sua atitude.
“Uma vez que a situação atmosférica normalizasse  a Administração dos Portos comunicará a retoma  da circulação  das pirogas”, concluiu.
ANG AI



Sem comentários:

Enviar um comentário