segunda-feira, 5 de agosto de 2013

 Timor-Leste defende participação da Guiné-Bissau na próxima cimeira dos chefes de polícia de CPLP

Bissau, 02 Jul. 03 (ANG) - O Comandante Geral da Polícia Nacional de Timor-Leste promete “tudo fazer” para que o Comissário Nacional da Polícia de Ordem pública e o Comandante Geral da Guarda Nacional guineenses participem na próxima Reunião Ordinária do Conselho dos Chefes de Polícia da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), em Setembro próximo, na República de São Tomé e Príncipe.

A garantia de Longuinhos Monteiro consta num Comunicado conjunto apresentado no final da sua visita de cinco dias a Bissau que terminou sexta-feira.

De acordo com o documento, o Comando da polícia de Timor manifesta a sua solidariedade para com as autoridades policiais da Guiné-Bissau, prometendo informar as entidades congéneres da CPLP da “real situação” da Guiné-Bissau, com vista a contribuir para a melhoria da imagem externa da polícia do país.

Por outro lado, de acordo com o referido comunicado, as autoridades policiais de Bissau propuseram a parte timorense nomeadamente, a adopção de um “Memorando de Cooperação” entre as forças de segurança dos dois países.

Proposta esta, que segundo o Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública guineense, Armando Nhaga, a parte timorense promete analisar, para sua eventual assinatura no futuro.

Em declarações à imprensa, o número um da Polícia de Timor, que igualmente é Presidente em Exercício do Conselho dos Chefes da Polícia da CPLP assegurou que o seu país “decidiu dar todo o apoio à Guiné-Bissau”, para que este possa ultrapassar as suas dificuldades e os seus desafios.

“Passámos uma experiência enorme e semelhante a da Guiné-Bissau no passado, agora chega ao tempo de Timor-Leste dar o seu apoio”, acrescentou explicando as conturbações político-militares que este país asiático outrora viveu.

Ainda de acordo com Longuinhos Monteiro, “as informações lançadas” no mundo fora sobre a Guiné-Bissau não correspondem a verdade, porque “o país é tranquilo”.

Durante cinco dias de visita, para além de encontros de trabalhos com as autoridades policiais do país, Longuinhos Monteiro manteve audiências, com o Presidente da República, com o primeiro-ministro e com Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas, o também timorense Ramos Horta.

Igual mente, o Chefe da Polícia Nacional de Timor-Leste deu uma palestra sob o tema “A Função da Polícia” aos oficiais de segurança guineense.


A Guiné-Bissau encontra-se na situação de membro suspenso perante a CPLP devido ao golpe militar de Abril de 2012 que derrubou o governo de Carlos Gomes Júnior. 

FIM/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário