quarta-feira, 6 de março de 2019

Campanha eleitoral

Partidos políticos queimam  últimos cartuchos na caça ao voto

Por Salvador Gomes da ANG

Bissau, 06 mar 19 (ANG) -  A campanha eleitoral para as legislativas  de domingo, 10 de Março, cumpre hoje o seu antepenúltimo dia de caça ao voto, por todo o país.

 A camapanha tem decorrido sem qualquer incidente digno de registo, mas  permanecem as  desconfianças sobre o processo eleitoral,  manifestadas, em várias ocasiões, pelos diferentes partidos concorrentes.

A persistência de contestação fazem nascer novas desconfianças: recusa de resultados eleitorais.

 Visitas do embaixador americano em Bissau com residência em Dacar, e do presidente da comissão da CEDEAO, segundo alguns observadores, traduzem a preocupação da comunidade internacional sobre essa nova desconfiança.

Depois da Gtape  -  Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, da ministra da Administração Territorial, Ester Fernandes, dirigente do PAIGC ,sobre o recenseamento eleitoral, é a vez da CNE ser alvo de acusações de “preparação de  fraude eleitoral”.

A Comissão Nacional de Eleições, com representação de todos os partidos concorrentes  autorizou as Comissões Regionais de Eleições a produzirem   listas suplementares de eleitores cujos nomes não figuram no Caderno Eleitoral produzido com base em dados informatizados.

Pelos menos duas formações políticas, o PRS e o Madem g-15 não exitaram em atacar a CNE pela decisão tendo estas formações acusando o órgão de estar a preparar “uma gigantesca fraude”, sem dizer em benefício de qual concorrente.

As ruas de Bissau estão pintadas de cartazes de propaganda politica e bandeiras,   se essas formas de comunicar com o eleitorado pudesse ser traduzidas em voto a luta seria, renhida e reduzida à  três formações política(Madem G-15, PAIGC e PRS) e não 21.

São esses três que ostentam mais meios.... de transporte. São os que se empenharam na volta ao país em actividades de campanha, enquanto que muitos,(a maioria) certamente, por dificuldades financeiros, vão tentando realizar um ou outro comício, sem a grande moldura humana.

A caça ao voto por todo o país tem sido feito por via de promessas mas também de realizações pontuais junto de algumas comunidades.

Todos prometem mas poucos indicam como cumprir essas promessas. Alguns eleitores já  consideram insuficiente dizer “se ganharmos eleições”, uma vez que a maioria dos concorrentes sabe que não vai ganhar .

A CNE já fez saber que estão reunidas as condições para a ida as urnas no dia 10.
A disputa de espaço entre Madem g-15 e PAIGC terá ficado sanada com a interdição aos dois de fazerem comícios nos locais onde instalaram os respectivos palcos, na Avenida Amilcar Cabral em Bissau, para se evitar confronto entre apoiantes das duas candidaturas.

A nova solução aparece despois de a Madem G-15 ter recusado cumprir a ordem de um tribunal de desmontar o seu palco, por se situar à escassos metros do palco do PAIGC.

Ambos prevêm encerrar a campanha em Bissau, e fontes ligados ao PAIGC revelam à ANG  que,em princípio, o partido vai fechar a campanha no Estádio Lino Correia.

A campanha encontra inovação na cobertura que a Rádio Capital FM tem desencadeado, confrontando os eleitores com os candidatos à deputados nos respecivos circulos, em emissões directas de perguntas e respostas nos diferentes bairros. Antes, se votava sem conhecer os concorrentes partidários de um  circulo eleitoral.

 Cerca de 800 mil eleitores votam no domingo para renovar o parlamento de 102 deputados, e constituir um novo governo para um mandato de quatro anos.

ANG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário