quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Angola/ PGR entrega ao governo grupo Media Nova de figuras ligadas ao regime de JES

Bissau, 05 Ago 20 (ANG) - O monopólio do Estado na imprensa em Angola anima o debate da classe jornalística depois do Serviço Nacional de Activos da Procuradoria Geral da República ter entregue ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, no passado dia 30 de Julho, a TV Zimbo,a Rádio Mais e o jornal o País, do grupo privado Media Nova, no quadro do combate à corrupção.

Segundo a RFI que cita  o Ministério Público Angolano,a TV Zimbo,a Rádio Mais e o jornal o País, foram construídos com fundos públicos pelo grupo Média Nova,pertencente à altas figuras do regime de José Eduardo dos Santoscomo o antigo vice-Presidente de Angola e ex-presidente da Sonangol Manuel Vicente e os generais Leopoldo "Dino" Fragoso do Nascimento e Helder Vieira Dias "Kopelipa".

O governo já garantiu, que não vai alterar as linhas editoriais dos referidos órgãos, que vão contar com comissões de gestão, com vista o seu saneamento financeiro e definir o seu futuro, que inclui a sua eventual privatização.

O Sindicato dos Jornalistas receia que o controle pelo Estado dos principais órgãos de comunicação social, ponha em causa os efeitos positivos em curso, decorrentes de uma maior liberdade de imprensa, que se regista actualmente em Angola. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário