sexta-feira, 7 de agosto de 2020

ANP/SINFUP acusa  Direcção Administrativa de adulterar folha salarial dos funcionários

Bissau, 07 Ago 20 (ANG) – O Presidente do Sindicato dos Funcionários Parlamentares (SINFUP) acusou hoje a direcção administrativa da Assembleia Nacional Popular(ANP) de adulterar a folha salarial entregue à segunda vice-presidente daquele órgão legislativo.

André Francisco Có que falava em conferência de imprensa anunciou

 que a direcção da ANP  não apresentou a verdadeira folha salarial dos trabalhadores, acrescentando que o sindicato vai  fazer uma denúncia junto do  Ministério Público e do Tribunal de Contas.

O sindicalista revelou ainda que na ANP existe injustiça salarial entre os funcionários da mesma categoria, frisando que houve uma enorme desigualdade entre os trabalhadores da mesma categoria.

Afirmou que existem alguns funcionários em regime de contratado há vários anos sem serem efetivados, mas a direcção pretende ainda fazer ingressar outros, sem  concurso público.

André Có referiu que existe um acordo assinado entre a Comissão Negocial de greve  e a direcção da ANP representada pelo Secretário-geral e presidente de Conselho de Adminstrração    desde Outubro de 2019 e que não está a ser cumprido.

“Entre os  pontos acordados, consta  a conclusão do reajuste salarial efetuado pelo Conselho de Administração e as instituições tuteladas com efeito a partir de Outubro de 2019, reembolso dos valores com aquisição de medicamentos efetuados pelos funcionários da ANP, num valor de mais de 15 milhões de francos, que foi distribuído de forma parcial,” frisou.

Exige a rescisão dos contratos de assistência médica com todas as clínicas e lançamento de novo concurso para assistência médica aos deputados, funcionários e  órgãos tutelados pela ANP .

Pediu ainda a conclusão do pagamento de 11 meses de salários em atraso referentes ao período 2002/2003, no primeiro trimestre de 2020, informando que  a maioria dos funcionários públicos   já recebeu seus atrasados.

André Có solicitou a Administração da ANP para entregar o comprovativo de quitação dos descontos efectuados aos trabalhadores pelo Ministério das Finanças para a aposentação dos mesmos e recibos de pagamento dos salários até 20 de Outubro de 2019.

Pediu ainda que  seja esclarecido se os descontos feitos aos funcionários parlamentares são devolvidos ao Ministério das Finanças ou se ficam na ANP.

Segundo André Francisco Có , a ANP tem cerca de 190 funcionários, e cada vez que o sindicato reclama  direitos dos trabalhadores a Direcção incumbe a responsabilidade ao governo, quando este  não é responsável nem administrativo, patrimonial  nem jurídico da ANP.ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário