sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Covid-19/Paulo Gomes pede união nacional para fazer face à  pandemia no país

Bissau, 07 Ago 20 (ANG) - O membro de Conselho de Administração do Fundo Especial da União Africana para Luta Contra Covid-19, Paulo Gomes defendeu esta sexta-feira a  necessidade de união nacional para fazer face à situação da   pandemia na Guiné-Bissau. 

Gomes falava em declarações  à imprensa após uma audiência com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo.

“A questão de Covid-19 tem implicações importantes na matéria económica, porque não podemos solucionar a pandemia sem que haja meios económicos para tal. Por isso, estou aqui para informar ao Presidente sobre a ideia de apoiar o Alto Comissariado de Luta contra covid-19 no sentido de evitar com que o pior aconteça”,disse Paulo Gomes.

Garantiu que irá oferecer 20 mil máscaras à título pessoal, tendo apelado as pessoas à manterem o distanciamento social, a concordarem com o uso obrigatório das mascaras e o cumprimento das medidas higiénicas que possam evitar mais números de infecções.

“É importante que comecemos a pensar na possibilidade de injectar um pouco de recurso para a situação económica. Nesse sentido,  o apoio ao sector privado nacional é extremamente importante, porque o aprofundamento da crise económica pode destruir o tecido industrial fraco, que o país já tinha”, alertou.

Por outro lado, Paulo Gomes informou que abordaram com o Presidente o assuntos ligados à vandalização da Rádio Capital FM, tendo acrescentado que a liberdade de expressão é um factor extremamente importante para o relançamento da economia de um país.

“Essa crise vai retirar da economia africana cerca de 40 mil milhões de dólares. A África já se encontrava numa situação difícil mundialmente, mas já estava a levantar a cabeça Eu digo sempre que quando o avião está a descolar é o momento mais difícil para ter avarias”, referiu.

“Estávamos à descolar e esta crise provocada pelo Covid-19 vem nos perturbar”, considerou.  ANG/AALS/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário