quarta-feira, 6 de julho de 2022

Justiça/SINPOPUCS lamenta  surgimento de uma Providência Cautelar  para travar  efectivação de 100 jornalistas e técnicos  na Função Pública

Bissau, 06 Jul 22(ANG) –  O Secretário-geral Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Públicos da Comunicação Social (SINPOPUCS) lamentou esta quarta-feira o surgimento de uma Providência Cautelar interposta pelo Tribunal Regional de Bissau,na sequência de uma queixa apresentada por três jornalistas da TGB, visando a suspensão da eficácia do Despacho   do Primeiro-ministro que aprova a nomeação de  100 jornalistas e técnicos na Função Pública.

Aliu Baldé  disse, em conferência de imprensa, que  boa parte destes profissionais enfrentam  situações muito difíceis, devido ao atraso no pagamento dos subsidios, há mais de dez meses.

Mesmo nessa situação, segundo  Aliu Baldé, os funcionários dos referidos órgãos souberam compreender o patronato por estar em curso um processo que pode pôr fim todo à esse sofrimento.

 “Desde 2020 soubemos aguardar a conclusão desse processo que agora se encontra na sua fase final”, estando em apreciação no Tribunal de Contas”, disse.

Segundo Caetano Barbosa, que falou em nome dos  jornalistas dos quatro órgãos estatais da Comunicação Social, em processo de efetivação,  alguns dos requerentes da Providência Cautelar foram chamados no inicio do processo pela actual Direção da TGB para retormar serviços nesse órgão, mas, optaram por ficar onde estavam a trabalhar.

À título de exemplo, Caetano disse que apenas a jornalista Marisca Rosa Boudahir decidiu deixar a RTP para regressar à TGB, e poder  integrar a lista dos que vão ser efetivados no órgão.

Segundo Mandado da juíza de Direito do Tribunal Regional de Bissau,Samarise Barbosa, os jornalistas da TGB, Tengna na Fafe, Djenane Pereira de Jesus, Jesualdo Gomes da Costa e Baducaram Dema Imbengue alegaram nos seus requerimentos haver muita irregularidade no processo de seleção interna de candidatos da TGB para eftivação na Função Pública.

No requerimento apontam 13 nomes, todos eles de TGB, que dizem terem sido excluidos do processo, por várias razões, mas que agora aparecem na lista de candidatos aprovados para efectivação. ANG/LPG//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário