quinta-feira, 21 de março de 2024

        Afeganistão/ Aulas iniciam sem alunas por imposição dos Talibã

Bissau, 21 Mar 24 (ANG) - O Afeganistão iniciou quarta-feira o terceiro ano lectivo consecutivo sem que as aulas do secundário possam ser frequentadas por pessoas do sexo feminino, devido à proibição imposta pelos Talibã após assumirem o controlo do país, em 2021.

O anúncio foi feito pelo ministério da Educação afegão na rede social X, apesar das recorrentes promessas de readmitir alunas nas salas de aula das escolas de instrução primária e secundária.

Os meios de comunicação foram convidados a cobrir a notícia, mas os jornalistas foram excluídos da conferência de imprensa do titular da pasta da Educação, Habibullah Agha, por "falta de espaço adequado".

O próprio Agha indicou que "a educação é uma necessidade básica" e prometeu "continuar os esforços para criar instalações escolares" e "melhorar a qualidade do ensino", mas não comentou quando serão as mulheres admitidas nas escolas.

Logo após o seu regresso ao poder, em 2021, os Talibã impuseram um conjunto de restrições à vida pública no país, com particular incidência sobre mulheres e meninas, incluindo a proibição da sua escolaridade.

Embora os fundamentalistas que têm uma visão extremamente rigorosa do Islão, tenham prometido em várias ocasiões reabrir as escolas para meninas, as alunas acima do sexto ano ainda não podem frequentar as aulas, apesar dos apelos da comunidade internacional.

A proibição de escolaridade para pessoas do sexo feminino soma-se a uma série de ordens verbais que impedem meninas com mais de 10 anos de participar em qualquer programa educativo, assim como outras medidas para limitar ou proibir as mulheres de acederem a empregos, expulsando-as da vida pública do Afeganistão. ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário