quarta-feira, 20 de março de 2024

UEMOA/Ministro de Ambiente realça importância da   promoção do empoderamento feminino no contexto da Mutualidade Social

Bissau, 20 Mar 24 (ANG)- O ministro de Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática realçou a importância da promoção de igualdade de género e empoderamento das mulheres no contexto da Mutualidade Social da União Económica e Monetária da África de Oeste (UEMOA).

Foto Arquivo

Viriato Luís Soares Cassamá falava , terça-feira, em Bissau, na abertura décima terceira Sessão Ordinária de Comité Consultivo de Mutualidade Social da UEMOA,  que tem como foco principal a valorização dos documentos que visam aprimorar o funcionamento da  organização.

O governante guineense sustentou que as mulheres desempenham um papel fundamental na coesão e, sustentabilidade das famílias e das comunidades, e que, por isso, é fundamental garantir  cesso igualitário aos benefícios da proteção social e da solidariedade.

“Insto os participantes desta XIII  Sessão Ordenária do Comité Consultivo de Mutualidade Social da UEMOA para  dedicarem uma especial atenção às necessidades das mulheres e meninas na subregião”, disse Soares Cassamá.

O ministro defendeu a necessidade de  desenvolver políticas e programas que promovam a inclusão e a participação plena da mulheres na mutualidade social, para se garantir  que as suas vozes sejam ouvidas e as suas contribuições   valorizadas.

“Para o maior sucesso desta sessão, é necessário focalizar nos objetivos específicos que nortearão as discussões e deliberações com a finalidade de atingir os resultados preconizados, que serão essenciais para fortalecer a capacidade do da Comité Consultivo Mutualidade Social da UEMOA”, referiu aquele governante.

Para Viriato  Cassamá o encontro representa uma oportunidade única para se reunir esforços, trocar experiências e encontrar soluções inovadoras para os desafios em matéria da proteção social e  solidadiedade da UEMOA.

 “Aproveitamos esta oportunidade para rever e fortalecer as políticas e estratégias de mutualidade social em toda região da UEMOA, refletir sobre os progressos alcançados até o preciso momento, identificar lacunas de desafios persistentes e explorar formas de coloboração mais eficazes entre os países membros”,referiu.

O encontro que decorre entre os dias 19 à 22 do corrente mês, congrega os técnicos do Comité Consultivo Mutualidade Social da UEMOA.ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário