terça-feira, 19 de março de 2024

 Egipto/Negociações para acordo de paz em Gaza intensificam-se em Doha

Bissau, 19 Mar 24 (ANG) – As negociações para uma trégua entre Israel e o Hamas e pela libertação de reféns israelitas e prisioneiros palestinianos mostram sinais de progresso esta terça-feira, 19 de Março.

Numa altura em que as Nações Unidas alertam para consequências "catastróficas" caso Israel siga em frente com uma nova operação militar em Rafah.

O responsável pelos serviços de informação israelita, o primeiro-ministro do Qatar e as autoridades egípcias estiveram reunidos , segunda-feira, em Doha para discutir um possível acordo de paz na Faixa de Gaza, avança a agência de notícias francesa, AFP. Segundo o site de notícias norte-americano Axios, as discussões foram "positivas" e os responsáveis israelitas vão prosseguir as negociações com os mediadores do Qatar e do Egipto.

Os Estados Unidos anunciaram que o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, vai regressar esta semana ao Médio Oriente para integrar as negociações para um cessar-fogo entre Israel e o Hamas e assegurar a libertação de reféns do grupo palestiniano Hamas. Esta é a sexta visita de Antony Blinken ao Médio Oriente, desde o início da escalada do conflito.

Israel tinha anunciado na sexta-feira o envio de uma delegação a Doha, sem especificar nenhuma data, depois de uma mudança de posição do grupo Hamas que mostrou estar pronto para aceitar uma trégua de seis semanas, depois de ter solicitado um cessar-fogo. “Aceitamos que haveria uma retirada parcial da Faixa de Gaza antes de qualquer troca, e depois da primeira fase, uma retirada total”, afirmou um dos líderes do Hamas, Osama Hamdan. “Durante a primeira fase, haverá uma cessação total das operações militares”, acrescentou, referindo-se às discussões em curso que podem continuar por “alguns dias”.

Numa primeira conversa telefónica em pouco mais de um mês com o Presidente norte-americano, Benjamin Netanyahu voltou a afirmar que estava determinado a “alcançar todos os objectivos da guerra” em Gaza, incluindo “a eliminação do Hamas”.

Apesar da pressão internacional, Israel prepara-se lançar uma operação terrestre em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, onde, segundo a ONU, se encontram cerca de 1,5 milhões de palestinianos, a maioria deslocados. Esta terça-feira, o ministério da saúde do grupo islamita Hamas deu conta de 78 mortes durante a tarde e a noite de segunda-feira em Gaza. Avançar com uma grande ofensiva terrestre em Rafah seria “um erro”, afirmou o conselheiro de segurança nacional norte-americano Jake Sullivan, acrescentando que Israel não lançaria uma operação antes de discutir, “nos próximos dias”, sobre o assunto.

O Presidente norte-americano anunciou que uma delegação de Israel se vai  deslocar a Washington para discutir a ofensiva na cidade de Rafah, na Faixa de Gaza.

A Casa Branca anunciou a morte do "número três" do grupo islamita palestiniano Hamas, Marwan Issa, durante uma operação do Exército israelita na Faixa de Gaza. No entanto, Israel não confirmou a morte do combatente palestiniano, que era adjunto de Mohammed Deif, líder das brigadas Al-Qassam, o braço armado do Hamas. ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário