sexta-feira, 22 de março de 2024


Politica
/PR recomenda ao governo adopção de  medidas que atendam preocupações das populações nas áreas da saúde, educação e comércio

Bissau, 22 Mar 24 (ANG) - O Chefe de Estado guineense recomemdou  aos  membros do governo a adopção de  medidas concretas que visam melhorar  a ação governativa e que  atendam  as preocupações das populações, sobretudo nas áreas da saúde, educação e comércio.

Segundo o comunicado de Conselho de ministros, à que a ANG teve acesso hoje,  Umaro Sissoco Embaló fez esta recomendação ao presidir, quinta-feira, a reunião ordinária do elenco governamental.

Na parte deliberativa, o Conselho de ministros, após análise e discussão, aprovou o Projeto de Decreto do Regime Jurídico e o Estatuto da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

No capítulo das nomeações o elenco governamental deu anuência para  que no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Moisés Lopes dos Santos seja nomeado Diretor-geral da Cooperação Internacional, Gaio Martins Batista Gomes, Diretor-geral das Comunidades e Badilê Domingos Sami, Diretor-geral da Coordenação de Ajuda Não-governamental.

No Ministério da Comunicação Social, Ansumane Cassamá foi nomeado Inspetor-geral   e Linda Lanise Sanca Pessoa da Fonseca Indjai é a nova Diretora-geral do Centro Nacional da Comunicação Social Educativa e Formação Multimèdia.

No Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Cientifica o Executivo aceitou a nomeação de Idrissa Camará para as funções do Diretor- geral do Gabinete de Estudos, Planeamento e Avaliação do Sistema Educativa, Djuldé Camará - Director-geral das Escolas Superiores da Educação – ESE,  Umo Cultumy Djaló - Diretora-geral do Gabinete de Exames Nacionais  e Lívio António da Silva -  Director-Geral do Instututo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE).

Em consequências destas nomeações é dada por finda a comissão de serviço, nas mesmas funções dos anteriores titulares.

Em relação a outros asuntos relevantes de governação, o Conselho de Ministros recebeu informações  do ministro de Comércio sobre o estado atual da campanha de comecialização e exportação da castanha de caju 2024, cujas prespectivas, refere o comunicado, são encorajadoras, com ênfase no envolvimento direto dos governadores regionais e setoriais no seu acompanahemento.ANG/LPG//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário