quarta-feira, 20 de março de 2024

       Moçambique/Governo reforça patrulha costeira em Cabo Delgado

Bissau, 20 Mar 24 (ANG) - As forças de defesa e segurança de Moçambique reforçaram a patrulha ao longo da costa da província de Cabo Delgado, no norte do país, para impedir a entrada de terroristas por via marítima. 


O responsável da base naval de Pemba, Jesus Barreto, revela que o reforço da patrulha ao longo da costa da província de Cabo Delgado, a braços com ataques extremistas desde Outubro de 201,7 tem uma explicação, embora não avance detalhes sobre a operação.

"Há aqui sempre uma imprevisão de onde eles podem aparecer. Infelizmente, já tivemos ataques em Quissanga e temos que lembrar que, muita das vezes, eles usam os rios e tanto como tanto como a nossa costa para poderem progredir, mas nós estamos no encalce deles , estamos a lutar para que isso possa diminuir. As populações estão identificadas e sabemos quem tem autorização para pescar", descreve.

Os ataques terroristas que afectam a província de Cabo Delgado, desde Outubro de 2017, já atingiram as províncias de Nampula e Niassa, fizeram disparar as despesas dos sectores da Defesa e Segurança e Ordem Pública, em mais de 855 milhões de euros. Um crescimento na ordem de 5,4% desde o primeiro ano do terrorismo em Moçambique, refere um estudo realizado pela publicação electrónica Carta de Moçambique, com base nos relatórios da Conta Geral do Estado e no Relatório do Balanço do Plano Económico e Social e orçamento de estado de 2023. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário