quinta-feira, 21 de março de 2024

                    Ensino/Frente Social entrega novo pré-aviso de greve

Bissau, 21 Mar 24 (ANG) – O porta-voz da Frente Social, organização que agrupa sindicatos da área de saúde e educação considerou hoje de positiva a primeira vaga de greve observada entre os dias  18,19 e 20 de Março,no ensino e na saúde, tendo adiantado que a proxima paralisação está prevista para decorrer entre 8 e 10 de Abril.

Sene Djassi falava numa conferência de imprensa na qual se fez o balanço da primeira  paralisação, e que diz puder ser analisada em duas perspetivas.

Disse que  foi positiva uma vez que teve boa adesão de professores e negativa  porque não houve nenhuma palha movida no que diz respeito a satisfaçáo das reivindicações.

“Digo isso, uma vez que o Governo não assumiu nenhum ponto das revindicações, demonstrando desinteresse total”, dissse Djassi.

Aquele sindicalista disse que, entregaram o pré-aviso de greve no dia 05 de Março, para uma paralisação que iria iniciar no dia 18 do mesmo mês, mas que o  “Executivo não soube acautelar porque entende que a paralisação não teria grandes consequências”.

Disse que  só no primeiro dia da greve é que foram chamados pelo Governo.

Djassi criticou a falta de colaboração dos técnicos da educação, principalmente dos professores que não aderiram à greve, ao contrário dos profissionais da saúde.

Denunciou que o  Governo está a bloquear salários aos professores, inclusive os que se  encontram  doentes.

Sene Djassi disse que, se o Governo descontar as faltas decorrentes da greve, a Frente Social vai exigir  do Governo o pagamento de todas as dividas existentes nestes dois setores, desde  2005 até a data presente, e que se não forem pagas  de uma só vez , vão convocar uma  greve por  tempo indeterminado.

A Frente Social reivindica , entre outros, o pagamento de salário em atraso aos professores e técnicos da saúde de 2021, excluídos do sistema e a continuidade do processo da efetivação dos mesmos,  e a aprovação, pelo Governo, da proposta da Carreira dos Profissionais de Diagnóstico e Terapêutico.

Exigem ainda a efetivação de novos quadros contratados nos setores da saúde e educação , a adoção de  novo currículo escolar e a melhoria das condições laborais para os profissionais das duas áreas.ANG/MSC/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário