quinta-feira, 21 de março de 2024

Portugal/Presidente da República indigitou Luís Montenegro como primeiro-ministro

Bissau, 21 Mar 24(ANG) – O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, indigitou hoje Luís Montenegro como primeiro-ministro, durante uma audiência com o presidente do PSD, já depois da meia-noite.



“Tendo o Presidente da República procedido à audição dos partidos e coligações de partidos que se apresentaram às eleições de 10 de março para a Assembleia da República e obtiveram mandatos de deputados, tendo a Aliança Democrática vencido as eleições em mandatos e em votos, e tendo o Secretário-Geral do Partido Socialista reconhecido e confirmado que seria líder da Oposição, o Presidente da República decidiu indigitar o Dr. Luís Montenegro como Primeiro-Ministro”, justifica o chefe de Estado, numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, já depois da meia-noite.

A nota acrescenta que “oportunamente” Montenegro apresentará "ao Presidente da República a orgânica e composição do XXIV Governo Constitucional”.

Entretanto, o primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, anunciou que apresentará ao Presidente da República a composição do futuro Governo no dia 28 de Março, tendo acertado a data da posse com o chefe de Estado para 02 de Abril.

Este anúncio foi feito por Luís Montenegro no Palácio de Belém, após uma curta audiência de cerca de 20 minutos com Marcelo Rebelo de Sousa, a segunda em poucas horas, durante a qual foi indigitado como primeiro-ministro.

Hoje, Montenegro participa na reunião do Partido Popular Europeu (PPE) que antecede a cimeira de líderes europeus.

A reunião do PPE em Bruxelas, grupo político europeu a que pertencem o PSD e o CDS-PP, tem início previsto para as 11:00 locais , mas antes Luís Montenegro vai ser recebido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, revelou à Lusa fonte do partido, na quarta-feira.

O primeiro ato de Luís Montenegro enquanto primeiro-ministro indigitado coincide com a última participação de António Costa enquanto primeiro-ministro na reunião do Conselho Europeu, que tem início durante a tarde de hoje.

Na terça-feira, depois de uma reunião com a presidente do executivo comunitário, António Costa considerou que a transição governativa em nada vai alterar o alinhamento do país com o projeto da União Europeia.

Em princípio, Luís Montenegro vai participar enquanto primeiro-ministro na próxima reunião do Conselho Europeu, agendada 17 e 18 de abril.

Luís Montenegro, antigo líder parlamentar do PSD nos tempos da “troika”, será o próximo primeiro-ministro, depois de a AD ter vencido legislativas antecipadas do passado dia 10.

O 19.º presidente do PSD vai assumir a liderança do Governo – nove anos depois de o partido ter deixado o poder, em 2015 – sem ter tido experiência executiva, embora já tenha dito publicamente que recusou por três vezes ocupar cargos no Governo (com Santana Lopes e duas com Passos Coelho) por razões familiares.

Luís Filipe Montenegro Cardoso de Morais Esteves, 51 anos, nasceu no Porto, mas viveu sempre em Espinho (Aveiro) e é advogado de profissão.

ANG/Inforpress/Lusa

 

Sem comentários:

Enviar um comentário