segunda-feira, 18 de março de 2024

Agricultura/Projecto WACOMP-GB entrega 150 kits de cortadores de relva aos atores da fileira de manga

Bissau,18 Mar 24(ANG) – O Projeto para a Melhoria da Competividade da Cadeia de Valor da Manga na Guiné-Bissau(WACOMP-GB), procedeu hoje  a entrega de 150 kits de equipamentos cortadores de relvas, destinados aos atores da cadeia de valor da manga, das regiões de Oio, Cacheu e Bafatá.

O ato presidido pelo ministro da Economia, Plano e  Integração Regional, decorreu na Ponta Duarte de Barros, na secção de Cumeré, setor de Mansoa, região de Oio, norte do país.

Na ocasião, Soares Sambú diz ser  mais uma iniciativa  enquadrada nas orientações programáticas do Presidente da República e do Governo guineense.

O governante acrescenta  que as referidas orientações visam a promoção  de projetos que  permitem  a diversificação e maior sustentabilidade a economia nacional, e na promoção do setor privado.

“Daí que é muito bem vindo esse projeto de WACOMP-GB) e quero por isso felicitar as iniciativas que o seu coordenador tem desenvolvido para o desenvolvimento do  sector agrário, em particular nas três regiões beneficiárias”, disse.

O ministro da Economia, Plano e Integração Regional sublinhou que os kits  distribuídos terão uma influência notável na melhoria da produção agrícola.

“Em primeiro lugar irá contribuir para  diminuir os esforços que os proprietários das pontas desenvolvem nos momentos de limpeza e manutenção dos pomares”, frisou.

Soares Sambú salientou que é um instrumento que irá contribuir igualmente na diminuição dos custos de mão de obra elevada, que os proprietários das pontas mobilizam para fazer os trabalhos de limpeza dos seus pomares.

“Em em vez de levarem um período de mais de quatro meses, com as máquinas pode-se levar apenas um mês na limpeza dos pomares”, disse Sambú..

Ao intervir na cerimónia, o  Coordenador do Projeto WACOMP-GB, Nelson Constantino Lopes,  realçou que, entre as necessidades identificadas para o relançamento de cadeia de manga e de outras,  de referências na Guiné-Bissau, está a melhoria da produção primária, através da valorização e preparação das terras agrícolas.

Aquele responsável frisou que esta tarefa é, atualmente, e, em grande parte, realizada de forma arcaica e ineficaz, dificultando as construções de áreas de cultivo e afetando, negativamente, o rendimento associado à esta atividade.

Nelson  Lopes afirmou que a disponibilização de equipamentos para a preparação de terrenos, nomeadamente cortadores de relva, cuja a utilização se prevê numa perspectiva partilhada, constribuirá para aumentar a produção primária da manga, nas zonas beneficiárias .

Disse que ainda contribuirá na melhoria do processo de colheita.

O Projecto WACOMP-GB, promovido pelo Governo guineense e implementado com apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial(UNIDO), com financiamento da União Europeia, tem dedicado uma atenção especial a questão de qualidade., como uma das estratégias para melhor contribuir na criação de instrumentos  básicos para a organização e dinamização da cadeia de manga no país.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário