quinta-feira, 21 de março de 2024

Caju/Presidente  da ANAG alerta ao Governo sobre  “incumprimento” do  preço de referência fixado para a compra junto do produtor

Bissau, 21 Mar 24 (ANG) – O Presidente da Associação Nacional de Agricultores da Guiné (ANAG), alertou hoje ao Governo sobre o “incumprimento” do preço indicativo fixado no valor de 300FCA, para a compra de castanha de caju de presente ano, por parte de alguns intermediários ligados ao setor.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Jaime Boles Gomes, pede  ao Governo para tomar medidas para acabar com a “desordem” que  o mercado de caju enfrenta.

“Nós, enquanto defensores da classe, chamamos a atenção ao Governo, para acionar mecanismos que farão com que o preço de compra de castanha de caju fixado , no valor de 300FCA, seja respeitado, como forma de permitir que os produtores sobrevivessem”, disse.

Segundo Boles, em algumas regiões do país, já se compra a castanha ao preço de 200 ou 150 fcfa, prática que contesta e diz que não pode continuar sob pena de o pa+is registar mais um ano de fome.

Para Jaime Boles Gomes é urgente que o Governo acione medidas para pôr fim a prática, caso contrário, que ordene a abertura das fronteiras, para permitir que os produtores possam exportar as suas castanhas, a fim de poderem vender nas localidades em que o caju é comprado a bom preço.

 “Enquanto homem do campo e que trabalha ligado aos produtóres, não podemos admitir que a castanha seja comprada a menos de 300 francos. O Governo deve regulamentar o mercado,o momento é propício para o fazer, antes que a presente campanha venha a ter a mesma cara, com a do ano transato”, sustentou o responsável.

Apelou as autoridades nas Regiões, aos régulos, comerciantes e a pessoas singulares, para denunciarem pessoas que não estão a acatar a decisão do Governo sobre o preço mínimo de compra junto ao produtor, no valor de 300FCA, o quilo.ANG/LLA/ÂC//SG 

     

Sem comentários:

Enviar um comentário