segunda-feira, 18 de março de 2024

Sociedade/PR recomenda capacitação de citadinos  sobre   cultura de limpeza da cidade

Bissau, 18 Mar 24 (ANG) - O Presidente da República (PR) recomendou  sexta-feira, a  capacitação de citadinos de Bissau sobre a necessidade de se manter a cultura de limpar a cidade. Porque, na sua opinião ter uma cidade limpa exige a colaboração de todos.

Umaro Sissoco Embaló falava  na cerimónia de abertura oficial da comemoração dos 332 anos da existência de cidade de Bissau.

“Na realidade, ter uma cidade limpa não é uma tarefa fácil uma vez que os próprios utentes não colaboram as vezes. Mas tudo na vida é feito na base de um processo, no qual deve existir a vontade e empenho de todos, de modo a promover benefícios comum”, disse o Presidente da República.

Embaló salientou  que Bissau é uma cidade bastante antiga, com um percurso  histórico de “grande bravura” . e diz que  que essa marca nacionalista é sem dúvida um traço da sua própria identidade.

“Hoje, estamos a celebrar a história de progresso  do ordenamento territorial e administrativo da nossa cidade de Bissau. A sua  situação está a mudar, rapidamente, no ciclo político que iniciei em 2020 que corresponde ao meu próprio mandato presidencial. Podemos dizer que,  Bissau tornou-se um exemplo de transformação urbana atualmente”, considerou.

O Chefe de Estado guineense disse que, felizmente, Bissau velho transformou-se em Bissau novo, porque,   foi invertido por completo a tendência de degradação urbana daquele sítio.

Salientou que, agora  se pode olhar para cidade de Bissau e ver nela sinais consistentes de progresso urbano e diz que a mesma era exposição da vergonha nacional, mas que, felizmente passou a ser um espelho da autoestima recuperada.

“Bissau cresceu muito em termos de expansão dos centros urbanos, forte densidade populacional, a população residente continua à crescer. Esse dinamismo demográfico trouxe e traz novos desafios que a Câmara Municipal de Bissau deve estar a altura de responder”, reconheceu o Presidente da República.

Umaro Sissoco Embaló  recomendou à Câmara Municipal de Bissau a promoção de  parcerias com os órgãos da Comunicação Social para sensibilizar a opinião pública sobre a vantagem de ter a cidade limpa, nos domínios da  saúde da população em geral.

Bissau ganhou a categoria de Câmara Municipal a 06 de Fevereiro de 1948(Anuário da Guiné-Portuguesa). ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário