quarta-feira, 5 de agosto de 2020

 

Carnaval 2019/Secretário de Estado da Cultura anuncia pagamento dos prémios

Bissau,05 Ago 20(ANG) - O Secretário de Estado da Cultura, Francelino Cunha, anunciou que recebeu garantias do Ministério das Finanças sobre o desbloqueamento,brevemente, de mais de sessenta milhões de francos cfa para o pagamento de prémios em diferentes categorias dos grupos vencedores do desfile do Carnaval 2020.

O governante fez o anúncio na terça-feira, ao falar no parlamento no âmbito de uma interpelação dos deputados, que levantaram várias questões sobre a instituição que dirige, sobretudo no concernente ao atraso verificado na entrega de prémios aos grupos vencedores do maior evento cultural guineense.

O parlamento retomou os trabalhos da IV° sessão ordinária da décima legislatura, na terça-feira, depois de um curto período de descanso para as festas doTabasky e 03 de agosto, Dia dos Mártires de Pindjiguiti.

Para além da Ordem do Dia, convocaram dois membros do governo para interpelá-los, nomeadamente, o Secretário de Estado da Cultura, Francelino Cunha e o ministro das Pescas, Malam Sambú.

A bancada parlamentar do PAIGC e mais os quatro deputados da APU-PDGB, ainda leais ao anterior acordo de incidência parlamentar assinado com PAIGC abandonaram o hemiciclo, sustentando que não poderiam presenciar a interpelação de membros de um “governo ilegal” ou que não reconhecem.

Contudo, o grupo dos cinco deputados “dissidentes” da bancada dos libertadores (PAIGC) ficaram na sala e mais um deputado do Partido da Nova Democracia (PND).

Aos deputados, o Secretário de Estado da Cultura explicou que o relatório apresentado pela Comissão Organizadora do Carnaval revela que o valor total para as premiações estima-se em 64.175.000 (sessenta quatro milhões e cento e setenta e cinco mil) francos CFA.

Porém, esclareceu que o montante em causa inclui também despesas adicionais, nomeadamente, para liquidar as contas do serviço da segurança, de aluguer de equipamentos, o pagamento aos artistas individuais que animaram o desfile do carnaval.

Cunha sublinhou, na sua explanação, que a previsão orçamental feita pela comissão para realização do carnaval e que foi apresentada ao governo, através do Ministério das Finanças, era de 172. 258.000 (Cento setenta dois milhões e duzentos cinquenta e oito mil) francos CFA.

“De acordo com o relatório da comissão, o Ministério das Finanças desembolsou, ao longo do processo do carnaval, apenas de 30 milhões de francos CFA”, assinalou.

O Secretário de Estado da Cultura informou que, na sequência de várias contestações à volta das premiações, a sua instituição enviou uma correspondência ao Ministério das Finanças, solicitando informações concernentes às movimentações financeiras feitas para a realização do carnaval, tendo sido informado que o Ministério das Finanças disponibilizou 49 milhões de FCFA para a comissão, mas o relatório indica que a comissão recebera apenas 30 milhões de fcfa das Finanças.

“Pegamos nos dados do relatório da comissão relativo ao valor dos prémios, estimado em 64.175 mil francos CFA e enviá-lo ao Ministério das Finanças para ser providenciado e disponibilizado o dinheiro para o pagamento dos prémios em diferentes categorias aos grupos vencedores do carnaval 2020″ esclareceu, assegurando, contudo, que o Ministério das Finanças prometeu para breve disponibilizar, esse dinheiro e proceder às premiações.ANG/O Democrata

Sem comentários:

Enviar um comentário