terça-feira, 11 de agosto de 2020

          Saúde pública/Lançada campanha para aumentar a amamentação

 Bissau,11 Ago 20(ANG) - O Ministério da Saúde, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância, vai lançar a campanha "Apoiar a Amamentação para um Planeta mais Saudável", para aumentar o aleitamento materno.

Em comunicado divulgado segunda-feira, o Ministério da Saúde refere que na Guiné-Bissau a semana mundial do aleitamento materno vai decorrer durante todo o mês de agosto com um conjunto de atividades por todo o país.

A campanha visa informar todos os "atores de que a amamentação é uma decisão que tem impacto na saúde e no desenvolvimento dos bebés e é a mais inteligente, ecológica e sustentável forma de alimentação de crianças, com forte impacto na saúde do planeta", refere o comunicado.

Segundo os dados divulgados pelas autoridades guineenses, em 2019 apenas uma em cada duas crianças guineenses era exclusivamente amamentada, e esse número representa uma diminuição em relação ao 2014.

"Quer dizer que metade das nossas crianças menores de seis meses são privadas de muitos benefícios que o leite materno proporciona à saúde e ao desenvolvimento desses bebés", sublinha o Ministério da Saúde.

Na nota, o Ministério da Saúde guineense salienta também que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todas as mães com covid-19 confirmado ou suspeito "continuem a ter contacto pele a pele e a amamentar" os bebés.

A Guiné-Bissau, com cerca de dois milhões de habitantes, regista mais de 2.000 casos acumulados de covid-19, incluindo 27 vítimas mortais.ANG/Lusa

 

Sem comentários:

Enviar um comentário