Brazzaville/Ricardo Cá ganha prémio africano de invenção e inovação tecnológica
Bissau,19
Out 20(ANG) – O jovem inventor
guineense Ricardo Cá sagrou-se
Ricardo Cá, de 31 anos de idade, ficou a frente dos Inventores do Senegal que ficaram em segundo e terceiro lugar, e do Congo que ficou em quarto lugar.
Com essa proeza, para além do prémio de cinco milhões de francos cfa, Ricardo Cà vai representar o continente Africano no salão Mundial dos Inventores na Suíça.
O jovem inventor da “Praça de Bandim”, um dos bairros de Bissau, é um dos maiores inventores guineenses, cujas habilidades criativas são reconhecidas no país.
Apresentou recentemente uma máquina capaz de produzir seis blocos de uma só vez e 180 por hora.
Cá apresentou em Brazaville uma máquina de descasque da castanha de cajú, que funciona sem energia elétrica e com a capacidade de produzir até 15 quilogramas da castanha limpa por hora.A máquina funciona sem energia elétrica, apenas a pedais.
O operador senta-se na máquina, que tem a estrutura de uma bicicleta, e vai dando pedaladas, podendo produzir até 15 quilogramas de castanha descascada em uma hora.
O jovem inventor disse, na entrevista ao semanário ODemocrata, que estava confiante no produto (máquina) que apresentou no salão africano de invenção e inovação tecnológica em Brazzaville, certame que reuniu dezenas de jovens inventores de diferentes países.
Cá que levou consigo a esperança de figurar na lista de seis inventores a serem selecionados para a atribuição de prémios, acabou por ficar em primeiro lugar, no grupo de jovens inventores africanos que concorreram o prémio no âmbito do Salão Africano de Invenção e Inovação Tecnológica, organizado em Brazzaville, na República do Congo . ANG/O Democrata
Sem comentários:
Enviar um comentário