segunda-feira, 19 de outubro de 2020

       
    Literatura/
PEN-Guiné-Bissau  lança  concurso sobre “Conto Tradicional”

Bissau, 19 Out 20 (ANG) –  A Associação de Poetas, Ensaístas e Romancistas(PEN-Guiné-Bissau) lançou esta segunda-feira  o  primeiro concurso literário na categoria de Conto Tradicional, com o objectivo de recolher, transcrever,,  divulgar e conservar o rico  conto oral tradicional guineense para o escrito.

Na ocasião, o Presidente do PEN-Guiné-Bissau, Abdulai Silá disse que é muito importante que o hábito de leitura e contacto com livro sejam promovidos, ou então  que se vele  para  que a boa tradição e  o património cultural guineense seja preservado.

Lembrou que no passado, o país organizava um concurso literário denominado  José Carlos Schwartz e que agora não existe mais.

Para Sila  é importante que haja regularmente eventos do gênero para proporcionar aos que escrevem  motivos adicionais para tal, produzindo assim mais livros, a fim de desbloquear um dos pontos de estrangulamentos no âmbito da promoção do hábito à leitura.

 Abdulai Silá afirmou que  os contos literários estão a perder cada vez mais espaço, frisando que há novas oportunidades que surgem que fazem com que haja menos contadores  da história e pessoas menos interessadas em ouvi-las.

“Sem leitores não há livros e sem audiências não há contos tradicionais. O conto tradicional tem um  peso  relevante sobretudo ao nível pessoal e colectivo, também ajuda a moldar a personalidade do cidadão, desde a tenra idade, a apreender o injusto e o justo, do mau e do bom e a emitir juízo de valores a certos acontecimentos de ponto de vista social, “ justificou.

 O Presidente do PEN entregou na ocasião três tablets à um grupo de jovens leitores pertencente ao clube de “Amor a Leitura”.

 O concurso hoje aberto recebe contos concorrentes até ao 19 de Novembro, e a entrega de prémios está prevista para segunda semana de Dezembro deste ano. O concurso está  aberto à todos os interessados excepto aos membros inscritos da PEN-GB

 A PEN que na língua inglesa  significa (Poets, Essayists, Novelists)   foi fundada em Londres em 1921, e é uma associação internacional constituída inicialmente só por escritores, mas atualmente congrega no seu seio  jornalistas, editores, tradutores e bloguistas.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário