sexta-feira, 23 de outubro de 2020


 MICS VI
/Cinquenta e três  por cento da população guineense tem menos de 20 anos

Bissau, 23 Out 20 (ANG) – Os resultados  do Inquérito aos Indicadores Múltiplos (MICS-VI), do Instituto Nacional de Estatísticas (INEC) confirmam que

 a Guiné-Bissau é um país com uma população jovem.

Segundo os dados do MICS-VI divulgado recentemente pelo INEC à que Agência de Notícias da Guiné teve acesso, num universo de cerca de 50 mil pessoas inqueridas nos agregados familiares,   53 por cento da população  tem menos de 20 anos.

Os dados do MICS, realizados em 2018/2019 pelo INEC apontou que 59 por cento dos homens declaram que nunca estiveram envolvidos num casamento ou união, contra 36 por cento das mulheres.

Quanto ao nível escolar de homens e mulheres de 15 a 19 anos, tanto ao nível básico assim como secundário a percentagem dos homens é sempre superior à da mulher, contrariamente ao que se verifica no nível pré-escolar.

 “As regiões da Bafatá, Gabu e Oio são as regiões com maior percentagem de crianças menores de 5 anos, com 22 por cento, 18 e 16 por cento respectivamente”, indicou.

O documento revela que o tamanho médio de um agregado familiar na Guiné-Bissau apresenta uma tendência de se manter em cerca de 7 membros.

Os dados do MICS, referem que nove em cada dez pessoas de 15 à 49 anos possui telemóvel e 17 por cento dos mesmos possuem uma conta bancária, acrescentando que dezoito agregados em cada 100 tem energia eléctrica ligada à rede pública.

Ainda de acordo com os resultados do MICS 2018/2019, seis em cada dez jovens mulheres de 15 à 19 anos são sexualmente activas e solteiras,  e estão satisfeitos com uso de métodos modernos de planeamento familiar contra 24 por cento das casadas ou em união.

Indicam que, um em cada quatro mulheres de 20 à 24 anos tiveram um nado vivo antes de completar 18 anos, com maior incidência no meio rural  com 33 por cento contra 19 por cento no meio urbano.

Em relação aos conhecimentos sobre o VIH, os dados apontam que as crianças do sexo masculino de 15 à 19 anos têm mais conhecimentos de que as do sexo feminino, com 31 por cento contra 13.

“As mulheres de 20 à 24 anos que se casaram antes de 15 e 18 anos representam 26 e 8 por cento respectivamente. Este fenómino é mais frequente no meio rural com 36 contra 12 por cento do meio urbano. Esta prática atinge mais as mulheres mais pobres com 33 e 11 por cento”, referiu o documento.

O MICS VI indica que quase metade ou 48 por cento de meninas de 15 à 19 anos foram submetidas a mutilação genital e mais de um terço ou seja 39 por cento dos que tem 10 à 14 também sofreram do mesmo fenomino.

Os resultados do MICS 2018/2019 afirma que os meninos de 5 à 17 anos são as mais expostas ao trabalho infantil de caracter económico de que as meninas, representando17 por cento contra 13 das meninas.

Por outo lado, os dados do MICS indicam que existe uma paridade na taxa de frequência líquida do ensino secundário inferior e superior por sexo.

Quanto a conclusão do ensino secundário nas crianças de 3 à 5 anos, as do sexo masculino se destacam  mais que as do sexo feminino, relacionando a situação com o período menstruais que não permite uma em cada dez mulheres  participar nas actividades sociais e escolares.ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário